Entre 29 de janeiro e 1 de fevereiro, o Square 2025 vai transformar Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães numa celebração vibrante de música e diálogo cultural. Artistas, pensadores e público encontram-se num festival que une tradições e inovação à escala atlântica.
Integrado na programação oficial da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, o SQUARE celebra as ricas tradições e as inovações musicais provenientes dos continentes banhados pelo Atlântico, unindo artistas emergentes, profissionais do setor e o público numa celebração de diversidade e partilha cultural.
Com um alinhamento que reúne 50 artistas de várias partes do mundo, o festival reúne nomes como Asmâa Hamzaoui & Bnat Timbouktou (Marrocos), EMMVR (Cabo Verde), Fidju Kitxora (Cabo Verde/Portugal), Liliane Chlela (Líbano/Canadá) Maria Reis (Portugal), Mynda Guevara (Portugal) ou Verde Prato (Espanha). Um ciclo de showcases que oferece um olhar sobre o vibrante panorama musical da atualidade, com propostas que cruzam abordagens mais tradicionais e projetos mais experimentais, numa mostra que cruza os mais variados géneros musicais, da pop à eletrónica, do folk ao rock. Uma programação construída através de uma open call lançada pelo evento e de um conjunto de parcerias criativas com agentes locais, nacionais e internacionais, reforçando o compromisso do evento em promover conexões criativas.
Programação em Barcelos
Barcelos recebe as atividades do Square 2025 no dia 30 de janeiro. Entre as 16h00 e as 20h30 será possível assistir às atuações de: Housepainters (16h00, Campo da Feira); Caamaño&Ameixeiras (17h00, Museu de Olaria); Ricardo De León (18h00, Theatro Gil Vicente); Hetta (19h00, Barlos) e Julián Mayorga (20h00, Vaticano).
O acesso a todos os concertos é livre até à lotação dos espaços. Será dada prioridade aos portadores de Passes PRO e GERAL do festival.
Paralelamente ao programa de concertos, o SQUARE acolhe uma conferência, entre 29 e 31 de janeiro, no gnration em Braga, das 10h00 às 13h15, que vai refletir sobre o conceito de Margem, propondo debates em torno de novos paradigmas criativos, sustentabilidade artística e inclusão cultural, entre outros temas.
O SQUARE apresenta ainda uma proposta para famílias e crianças, um ciclo de cinema e uma programação de rádio ao vivo.
Para mais informações sobre a programação e tipologias de bilhetes, visite o website oficial em https://www.squarefestival.pt.