Portugal escolheu como tema para a edição de 2014 destas Jornadas “Património, sempre uma descoberta”, que pretende chamar a atenção para a permanente novidade que o património cultural encerra, seja ele construído ou imaterial.
Por isso, o Município de Barcelos decidiu fazer incidir as Jornadas Europeias de 2014 na temática do Caminho Santiago, expressão e fonte de cultura dos povos europeus e das comunidades por onde passa.
O programa começa no sábado, 27 de setembro, às 10h30, com uma visita guiada intitulada “O Caminho de Santiago em Barcelos: Sítios e Percursos”. A visita, orientada pelos técnicos do Gabinete de Arqueologia do Município, tem a duração de uma hora e meia, é destinada ao público maior de seis anos e tem como ponto de encontro a porta principal dos Paços do Município.
O percurso é o seguinte: Capela de Nossa Senhora da Ponte, Ponte Medieval, Paço dos Condes, Igreja Matriz, Largo do Apoio, Rua Direita, Largo da Porta Nova e Torre Medieval.
Esta visita é repetida no sábado, às 15h00, e no domingo, às 11h00.Ainda no sábado, pelas 16h30 realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho encontro intitulado “Barcelos e Pontevedra cidades irmãs também no caminho Português de Santiago”, que conta com representantes dos municípios de Barcelos e de Pontevedra, da Fundação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, da Associação de Espaços Jacobeus, da Associação Amigos e Amigas do Caminho Português de Santiago e da Associação Europeia do Caminho de Santiago.
Às 17h30,no Salão Nobre, José Rui Teixeira profere a palestra “Caminho de Santiago: Tempo de procura, lugar de encontro. Identidades e idiossincrasias na tradição jacobeia”.