A iniciativa, que reúne vários especialistas, visa promover o debate e reflexão em torno da construção de novos cenários de estudo e aprendizagem em espaço de leitura, tendo em conta as novas tecnologias e o ambiente digital.
Este é um projeto fundamental para que os profissionais da educação e os agentes políticos compreendam os desafios da escola contemporânea. Nesse sentido, o seminário dirige-se sobretudo a diretores das Escolas/Agrupamentos, professores, investigadores e encarregados de educação.
O coordenador do evento, Paulo Faria, salienta a importância de repensar o papel da pedagogia, da tecnologia e do design em contexto educativo, a partir da leitura (literária e científica) na escola.
Mas não se fica pela teoria, e também no dia 2 de julho será lançada a construção da primeira Sala de Leituras do Futuro, que terá lugar nas instalações da Escola Básica e Secundária de Vila Cova. Este projeto é apoiado pela Câmara Municipal e é financiado pela Fundação Montepio, no âmbito de um concurso que a Escola Básica e Secundária de Vila Cova venceu neste ano.