Trata-se de um meio de transporte que tem a comparticipação financeira do Município de Barcelos, no valor de 39 mil euros, e que se insere na política municipal de conceder os meios necessários à deslocação de alunos e, nalguns casos, a estratos específicos da população, que já implicou um investimento da Câmara de mais de 400 mil euros nos últimos quatro anos.
A viatura foi benzida no domingo, dia 27 de julho, pelo pároco Adélio Matos, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes e dos membros dos órgãos autárquicos.
A apresentação à comunidade e bênção do miniautocarro foi a primeira de várias ações realizadas na tarde de domingo, integradas nas comemorações do Dia da Freguesia e que encerrou a Semana Cultural.A autarquia aprovou, em abril passado, a instituição do Dia da Freguesia em 25 de julho, também dia do padroeiro Santiago, sendo que a comemoração far-se-á sempre no domingo seguinte caso não aja coincidência de datas.
O Presidente da Junta de Freguesia, José Faria, explicou a importância do Dia da Freguesia, que tem como principal objetivo “honrar a população da freguesia” e afirmar os valores comunitários. Nesse sentido, a autarquia atribuiu a dois jovens da freguesia diplomas de mérito – a Marisa Oliveira pelo prémio Secil de Arquitetura, obtido em 2012; a Patrício Novais, campeão mundial de pesca desportiva em sub-16, em 2012 – que foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal.
Na sua intervenção, o Presidente da Junta lembrou as necessidades e as carências da freguesia que, no passado, não foram devidamente atendidas pelo poder municipal, e agradeceu a Miguel Costa Gomes a atenção que a freguesia começou a ter com o atual executivo camarário.
O Presidente da Câmara prometeu manter o apoio à freguesia, lembrando, contudo, os constrangimentos orçamentais impostos pelos cortes sucessivos – de que é exemplo o recente Fundo de Apoio Municipal, que vai retirar cerca de quatro milhões de euros à Câmara Municipal de Barcelos.
Miguel Costa Gomes elogiou a autarquia de Vila Seca pela instituição do Dia da Freguesia, destacando a importância da afirmação das freguesias e das comunidades locais para o bem estar das populações.