No dia 23 de abril, dia em que se comemora a efeméride, a Biblioteca Municipal funcionará ininterruptamente, isto é, estará aberta ao público das 9h30 horas até às 24 horas. Nesse mesmo dia, o escritor Fernando Pinheiro deslocar-se-á à Escola de Tecnologia e Gestão para falar da sua obra, em prosa e poesia. À noite, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal, realiza-se o recital de poesia “Pequenos Grandes Poetas”. Trata-se do resultado de um concurso com o mesmo nome em que participaram as escolas do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
No dia 24 de abril, também na Biblioteca Municipal, pelas 10h30 horas, será levada à cena, a peça “A Menina do Mar” (baseado na obra de Sofia de Mello Breyner Andersen) pelo grupo de teatro da Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas (APACI).
No dia 27 de abril, ainda na Biblioteca Municipal, às 10h30, será levada à cena a peça de teatro “Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garret, pelo grupo de teatro da Escola Secundária de Barcelos que repetirá às 21h30 horas, sendo ainda representado o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. O mesmo grupo levará à cena, nesse dia, pelas 14h30 horas, a peça “Branca de Neve.
O “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma Rosa Vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cevantes, falecidos exactamente a 23 de abril
Exposições na Biblioteca Municipal
Uma exposição documental e iconográfica intitulada “O Amadis de Gaula. Cavaleiro Medieval” (imagem) pode ser vista até ao final do mês do abril, no átrio da Biblioteca Municipal. Simultaneamente são apresentadas umas recreações iconográficas do herói e da época da pintora Leonor Sousa Pereira.
Uma exposição de trabalhos dos alunos da turma 5º F da Escola Gonçalo Nunes está patente ao público até ao dia 27 de abril, na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal. Trata-se de trabalhos realizados, no segundo período, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. A exposição é composta por 20 telas, suporte através do qual se reflecte os vários elementos que constituem o “vocabulário” visual e que configuram a estrutura do espaço nas imagens. Recorrendo ao reaproveitamento de materiais, e transformando o plano pictórico em espaço expressivo, o aluno não anula o caráter original da superfície. Esta continua a ter uma função relevante, servindo de referência visual constante para tudo o que vá ocorrer dentro dos seus limites.
As exposição podem ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e aos sábados, das 9h30 às 12h30.