O envelhecimento populacional, decorrente do desenvolvimento socioeconómico, da ciência e da tecnologia, é um fenómeno marcante da sociedade moderna. Sendo um fenómeno biológico, psicológico e social, o aumento da longevidade, nem sempre corresponde a um nível de bem-estar ou a um grau de autonomia que possibilite à população mais idosa uma vida de acordo com as suas necessidades e expectativas.
A Organização Mundial de Saúde lançou a proposta do “envelhecimento ativo”, entendido como um processo que se inicia cedo e acompanha as pessoas ao longo da vida, compreendendo essencialmente as dimensões da saúde, participação e segurança. O conceito de envelhecimento ativo e saudável traduz, assim, a possibilidade da pessoa idosa permanecer autónoma e capaz de cuidar de si própria, no seu meio natural de vida tanto quanto possível.
Nos dias de hoje existe um elevado número de pessoas idosas que não encontram uma resposta adequada no seu meio natural de vida – o familiar -, pelo que, na sua ausência, necessitam recorrer a respostas sociais para que as dimensões física, psíquica, intelectual, espiritual, emocional, cultural e social da sua vida possa ser desenvolvida sem limitações dos seus direitos fundamentais à identidade e à autonomia.
O “envelhecimento ativo” surge como paradigma de intervenção de novas medidas de política social que procuram enfatizar estilos de vida saudáveis, maior qualidade de vida nesta fase do ciclo de vida, numa perspetiva inclusiva da velhice. É, pois, com esse entendimento que o Município de Barcelos tem levado a cabo um conjunto de políticas sociais que visam a melhoria das condições de vida da população idosa, em particular da que se encontra em situação de maior vulnerabilidade social, numa ótica de prevenção e ou minimização dos fenómenos da pobreza e exclusão social, promovendo a coesão social e o desenvolvimento social.
O Município de Barcelos, numa lógica de trabalho em rede e parceria, tem vindo a implementar e dinamizar um conjunto de iniciativas orientadas para o envelhecimento ativo e saudável da população idosa, de que o Projeto Artes Sénior e Barcelos Sénior são exemplos.