No próximo dia 31 de agosto, quinta-feira, a cidade de Barcelos vive uma data histórica ao celebrar 89 anos de elevação à categoria de cidade.
Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Barcelos associou-se ao Terreiro dos Sons e preparou um programa com um vasto conjunto de iniciativas, para todos os gostos, dedicadas à identidade e cultura local. De 25 a 31 de agosto, diversas artes estarão em comunhão: dança, música, canto, artesanato, cinema, e outras artes, baseadas na oferta local.
OFICINAS DE DANÇA E DE MÚSICA ABERTAS À COMUNIDADE
As comemorações vão iniciar-se a 25 de agosto, às 21h30, com uma Oficina de Dança dinamizada pela Associação Coreto, no Campo 5 de Outubro, que contará com a participação de grupos folclóricos e de danças e cantares de Barcelos. Serão partilhadas danças tradicionais portuguesas e de outras regiões do mundo.
No dia 28, Daniel Pereira Cristo, músico e estudioso dos cordofones tradicionais, vai orientar uma Oficina de Cordofones, às 21h30, no Largo Dr. Martins Lima. Esta iniciativa vai explorar as sonoridades e particularidades dos instrumentos ancestrais da tradição minhota, do cavaquinho à braguesa, passando pelo bandolim.
No dia 30, às 21h30, terá lugar na Frente Ribeirinha / Casa da Azenha uma Oficina de Percussão, por Mário Gonçalves, Educador na World Music School Helsinki e Professor de Bateria e Percussão no Círculo Arte e Recreio, que fará uma abordagem dos instrumentos de percussão tradicional, abordando temas que vão desde a manutenção dos instrumentos, às várias dinâmicas e conjugações rítmicas.
DIA DA CIDADE – 31 DE AGOSTO
A Sessão Solene comemorativa do Dia da Cidade tem início às 10h00, nos Paços do Concelho, com a tradicional Cerimónia do Hastear da Bandeira e a cerimónia protocolar de discursos com a atribuição de Medalhas de Mérito do Município de Barcelos ao cidadão Rodrigo Carlos da Cruz Amaral e ao cidadão Avelino Mesquita.
À tarde, pelas 17h00, o programa do Dia da Cidade continua um pouco por todo o Centro Histórico. Geronyom apresenta uma performance musical utilizando o instrumento musical mais inovador do século XXI: Hang-Handpan. Fidel, um excelente percussionista e exímio tocador de Djambé, realiza uma performance musical de percussão que transportará o público à África sub-sariana. Jorge Picas, da Vamos a Isso – Associação de Desporto e Cultura, vai oferecer uma performance musical de percussão reinventada, utilizando instrumentos de percussão feitos a partir de materiais recicláveis.
À noite, pelas 21h30, o Largo do Município vai ser palco do Espetáculo Musical “Terreiro dos Sons”, que contará com a participação de diversas associações do concelho.
As celebrações encerrarão com um Baile no Terreiro, a iniciar pelas 23h00, dinamizado pela Associação Coreto, trazendo novamente as danças tradicionais ao terreiro para um verdadeiro convívio entre as associações e o público barcelense.