A Capela de Santa Luzia, na freguesia de Encourados, tem agora um novo adro e uma zona envolvente totalmente requalificada. A inauguração do novo espaço aconteceu no sábado, dia 13, com a presença de muitos populares, do presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, do presidente da Junta, Diogo Fernandes, e do presidente da Confraria de Santa Luzia, Marco Azevedo.
Os trabalhos desenvolvidos permitiram que a área envolvente à Capela de Santa Luzia fosse convertida num amplo espaço, deixando de ser em terra batida, criando melhores condições para a população da freguesia, mas também para quem frequenta o espaço. As obras contaram com um financiamento de 40 mil euros da Câmara Municipal.
No seu discurso, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, sublinhou a importância da colaboração entre o Município, a Confraria e a Junta de Freguesia, cujo resultado se evidencia “nesta obra que tornou este espaço num motivo de orgulho para este território, para o concelho, e para a sua população”.
“Esta foi uma recuperação muito bem conseguida, que não esqueceu a conservação da Capela, e isto deve-se não só à Câmara, mas sim à Confraria que sempre trabalhou arduamente, semana após semana, para que fosse possível concretizar esta obra”, disse.
Após o descerramento da placa de inauguração, o presidente da Confraria de Santa Luzia agradeceu o empenho de todos “para que a obra fosse uma realidade, desde a Câmara, a atual Junta de Freguesia, mas também a cessante, e a todos que frequentam o espaço durante todo o ano”.
Diogo Fernandes, presidente da Junta, destacou o “sentido de responsabilidade da Confraria de Santa Luzia que nunca quis fazer a obra sem ter as garantias da verba, para não haver falhas com os fornecedores”. Para o autarca, esta obra “era uma necessidade há muito identificada, uma mais-valia para a freguesia e para quem, semanalmente, frequenta o espaço, que agora tem todas as condições”.





