O presidente da Câmara Municipal de Barcelos inaugurou, no passado domingo, o relvado sintético do Campo de Jogos da Várzea. Na cerimónia, que contou com a presença de largas dezenas de pessoas, Mário Constantino Lopes salientou tratar-se de “uma obra que nasceu da congregação de várias vontades, dando voz às aspirações da Associação Recreativa e Cultural da Várzea, que queria melhores condições para a prática do desporto.”
Acompanhado por Avelino Carvalho, presidente da Junta de Freguesia da Várzea, Mário Constantino Lopes frisou que esta é, também, uma forma de “envolver toda a população para que participe de forma ativa nas iniciativas da freguesia”.
O presidente da Câmara lembrou o esforço feito pelo Município, nos últimos três anos, “no melhoramento de espaços desportivos em todo o concelho de Barcelos, pois esta é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do território e dar oportunidade a diferentes populações, de diversas freguesias, de praticar desporto de forma formal ou informal”.
Na conclusão da sua intervenção, Mário Constantino Lopes elogiou o trabalho em rede que permite concretizar este tipo de projetos. “Este é um trabalho de muita responsabilidade, em parceria com as juntas, as associações e os clubes, pois temos de manter estes espaços conservados, com uma utilização cada vez mais virada para a formação das nossas crianças e jovens, para que tenham a oportunidade de praticar desporto em condições dignas, sendo que o desporto é fundamental para o equilíbrio da pessoa humana”, disse.
Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia da Várzea, Avelino Carvalho, começou por agradecer ao presidente da Câmara e ao Município, considerando ser “um parceiro essencial e que atribuiu um apoio importante de 100 mil euros”.
O autarca referiu, ainda, que “esta era uma obra há muito ambicionada”, realçando que a inauguração do relvado sintético “é o culminar de muito trabalho e de um esforço coletivo para que esta obra fosse uma realidade para a nossa freguesia, para a comunidade, associações e para as nossas crianças”.
Avelino Carvalho terminou a sua intervenção com um pedido especial para que esta infraestrutura fique completa. “Precisamos que nos apoie para a tão necessária bancada e para o melhoramento da iluminação”, disse.
No âmbito da cerimónia de inauguração, o recinto foi benzido pelo pároco da freguesia, Miguel Miranda, seguindo-se uma tarde com muita festa e convívio. Houve, ainda, lugar à realização de um jogo entre as velhas guardas da casa frente a uma equipa do Município, composta por presidentes de junta e padres. As duas equipas entraram em campo com t-shirts alusivas à campanha “Unidos Contra a Violência às Mulheres” e assinalaram, também, a iniciativa “Novembro Azul”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, apelando à prevenção do Cancro da Próstata.






