A Cerimónia de Instalação da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Barcelos, para o mandato 2025-2029, realizou-se esta terça-feira, 4 de novembro, no Auditório dos Paços do Concelho. O ato solene reuniu autarcas, dirigentes municipais, entidades locais e munícipes, num momento que simbolizou a continuidade democrática e o compromisso conjunto com o desenvolvimento e o futuro do concelho.
A sessão solene marcou um ciclo de continuidade com a tomada de posse do presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, dos vereadores, Carlos Eduardo Reis, Dalva Rodrigues, José Paulo Matias, Filipe Pinheiro, Elisabete Silva e Pedro Ferreira, eleitos pela coligação “Barcelos Mais Futuro”; Armandina Saleiro, Nuno Martins e Raquel Torres, eleitos pelo Partido Socialista; e Paulo Ralha, eleito pelo partido Chega, que constituem o Executivo Municipal de Barcelos.
No seu discurso de tomada de posse, Mário Constantino Lopes reafirmou um “contrato de honra” com os barcelenses para servir o concelho “com humildade, determinação e paixão”.
“Vamos prosseguir o caminho com proximidade, rigor e ação. Vamos consolidar o que fizemos, corrigir o que for preciso e avançar com coragem. O trabalho está longe de estar terminado. Temos ainda muito para fazer”, sublinhou o autarca.
“Queremos consolidar os projetos em curso e lançar novas iniciativas que preparem Barcelos para os próximos anos, no que diz respeito à transição energética, a digitalização dos serviços, a mobilidade municipal e intermunicipal, a regeneração urbana, uma nova ponte urbana, um pavilhão multiusos, instalações dignas para os serviços municipais, o reforço da habitação acessível, continuar a investir na mobilidade, na habitação, no ambiente, na saúde, na educação, na cultura, no desporto, no urbanismo e na coesão social – estas serão as nossas prioridades no novo ciclo que queremos iniciar com a vossa confiança”, afirmou Mário Constantino Lopes.
Num discurso marcado por muitos aplausos, Mário Constantino Lopes prometeu “continuar a cuidar de Barcelos”.
“Nos últimos quatro anos, Barcelos mudou. Investimos em infraestruturas que estavam paradas há décadas, resolvemos o caso da água, vamos concretizar a obra da circular urbana, revolucionamos a rede viária nas freguesias, desbloqueamos quase todos os processos para a supressão das passagens de nível sem guarda e o projeto do novo hospital, avançamos com a construção do Mega Centro de Saúde, requalificamos escolas, creches, criámos o cheque-bebé, requalificamos a Frente Ribeirinha com a construção da ecovia e dos passadiços, criamos a Estratégia Municipal de Juventude, o Conselho Municipal Jovem; na área da cultura e do turismo, valorizamos o património com a criação da ‘Casa da Criatividade’ e trabalhamos com todas as Juntas de Freguesia, sem exceções e sem discriminações”.
Na mesma cerimónia, foram também empossados os novos membros da Assembleia Municipal, tendo Fernando Santos Pereira sido reeleito como presidente daquele órgão, e eleitas Teresa Campos, como primeira secretária, e Berta Costa, segunda secretária, na sessão de instalação que se seguiu à cerimónia.
A sessão foi encerrada por Fernando Santos Pereira que começou por dirigir as primeiras palavras aos 77 469 barcelenses que, no passado dia 12 de outubro, participaram no ato eleitoral.
“Em Barcelos, foram às urnas 72% dos eleitores — uma das mais elevadas participações do país. Um número muito significativo, se comparado, por exemplo, com Lisboa, Porto, Gaia ou Oeiras, onde apenas votaram 57% dos cidadãos. Nas últimas eleições, tivemos em Barcelos 3 486 candidatos: 161 nas dez listas à Câmara Municipal, 771 nas oito listas à Assembleia Municipal e 2 554 nas 157 listas para as Assembleias de Freguesia.”
“Agradeço aos barcelenses esta impressionante manifestação de cidadania, que demonstra a sua vontade em participar nas políticas locais — que estão atentos, que se preocupam com os problemas das pessoas, e que acreditam que podem contribuir para um concelho melhor. Quero saudar todos os eleitos, nas Assembleias e Juntas de Freguesia, na Câmara Municipal e nesta Assembleia Municipal”.
Fernando Santos Pereira finalizou afirmando que “o último ato eleitoral constituiu a maior renovação de autarcas ocorrida em Barcelos desde o 25 de Abril. No que respeita às freguesias, temos 38 novos presidentes de junta no concelho. Na Câmara Municipal, temos 7 vereadores que exercem funções pela primeira vez”.
Refira-se que Mário Constantino Lopes, da coligação “Barcelos Mais Futuro”, venceu as eleições para a Câmara Municipal com 56,02% dos votos, tendo merecido a confiança de 43 396 eleitores barcelenses. Fernando Santos Pereira, da mesma coligação, venceu para a Assembleia Municipal com 52,09% dos votos (40 356 votos).




