O Auditório S. Bento Menni (Casa de Saúde de S. João de Deus), em Barcelos, acolhe, no próximo dia 30 de outubro, a partir das 21h00, a Gala Solidária “Há Música ao Fundo do Túnel”, que encerra o programa do Mês da Saúde Mental.
O espetáculo, conduzido pela jornalista e apresentadora Rita Marrafa de Carvalho, convida diversos artistas a partilhar com o público momentos musicais e reflexões pessoais sobre a saúde mental, num formato intimista e inspirador. Entre eles, irão atuar Lena D’Água, Beatriz Felício e Villa Nazca, o Coro do Hospital Magalhães Lemos e, ainda, a comediante Laura.
Além da componente artística e emocional, a Gala tem também um caráter solidário: a totalidade da receita de bilheteira será convertida em géneros alimentares e bens essenciais, a doar a uma entidade da área da saúde mental, escolhida pela Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis em: Ticketline – Gala Solidária “Há Música ao Fundo do Túnel”.
Ao longo do mês de outubro, o Município de Barcelos assinalou o Mês da Saúde Mental com um programa diversificado de sensibilização, que envolveu centenas de participantes e reforçou a importância da promoção do bem-estar psicológico e da luta contra o estigma associado à doença mental.
Esta iniciativa, promovida em parceria com a Rede Municipal de Saúde Mental de Barcelos (RMSM) e a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, apresentou uma programação aberta à comunidade, com atividades que procuraram envolver diferentes públicos e idades.
Entre as ações realizadas, destacaram-se a aula “Barcelos Saudável”, a sessão de cinema “Verdades Difíceis”, a peça de teatro “Vidas à Margem da Mente”, a exposição “Retrato e caricatura: Traços da Alma”, a caminhada “Juntos pela Saúde Mental”, o peddy-paper com alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico e o seminário “Restart: Conecta-te de forma consciente”.
Durante todo o mês, a fachada dos Paços do Concelho tem estado iluminada de verde, cor símbolo da saúde mental. E, na final da WSE Continental CUP, em hóquei em patins, entre o OC Barcelos e o FC Porto, os jogadores entraram no ringue com camisolas de sensibilização à temática da Saúde Mental.
Com esta iniciativa, Barcelos reafirma o seu compromisso com a promoção da saúde mental como parte integrante da saúde pública e com a criação de uma comunidade mais informada, empática e solidária.