O Município de Barcelos promove, no próximo dia 22 de julho, no Auditório dos Paços do Concelho, uma tertúlia subordinada ao tema “Artesanato e Inclusão: Mãos que Transformam Vidas”. Esta iniciativa realiza-se no âmbito do Projeto CLDS 5G e é organizada em parceria com o Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim (CSCRAV), o Centro Social da Paróquia de Arcozelo (CSPA) e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Barcelos.
Com entrada gratuita, mediante inscrição, a tertúlia, que decorre entre as 14h00 e as 16h30, pretende ser um espaço de partilha, reflexão e inspiração sobre o papel do artesanato como ferramenta de inclusão e transformação social.
O programa arranca com um momento musical pelo Grupo de Cantares de Cambeses e integra intervenções de várias entidades e especialistas. Entre os oradores previstos, e com a sessão de abertura agendada para as 14h30, estão António Ribeiro, vereador da Ação Social e Saúde do Município; António Miranda, presidente da Direção do Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim; Padre Marco Gil, presidente da Direção do Centro Social da Paróquia de Arcozelo; Fernanda Reis, presidente da Direção da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Barcelos; e João Ferreira, diretor do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, I.P..
Durante a tarde, realiza-se um painel subordinado ao tema “Inclusão pela Arte”, moderado por João Silva, diretor do Departamento de Educação, Ação Social e Saúde do Município de Barcelos. Este momento irá contar com as intervenções de Helena Areias, Interlocutora para o Projeto CLDS 5G do Instituto da Segurança Social – Centro Distrital de Braga, com o tema “A importância do Projeto CLDS 5G para a Inclusão Social”. Seguir-se-á Raquel Portela, professora de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, que irá falar sobre “A Arte como meio de superação e transformação pessoal”, e Ana Caridade, presidente da MUSA – Associação Artística e de Intervenção Social, com o tema “Artesanato e Comunidade: Criar Laços e Gerar Valor”.
Após este painel, terá lugar um debate, a que se seguirá a sessão de encerramento, com a intervenção da vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato do Município de Barcelos, Maria Elisa Braga.
A fechar a tertúlia, será ainda possível apreciar a exposição “Mãos que transformam vidas”, patente no Claustro dos Paços do Concelho.
Para participar, basta aceder a este link: https://docs.google.com/forms/d/1XVmICUhz8MNdLTbr15gvUHqurnuuJRTc9ZBUZk4A7O8/edit