O Município de Barcelos vai assinalar a Semana do Ambiente com um conjunto diversificado de atividades ligadas à natureza, a decorrer entre os dias 31 de maio e 5 de junho. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a preservação ambiental e dar a conhecer, de forma lúdica e educativa, o rico património natural do concelho.
A participação em todas as atividades requer inscrição prévia, a realizar através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.
A programação arranca no dia 31 de maio, com duas atividades em destaque. Das 9h00 às 13h00, realiza-se a já tradicional descida do Rio Cávado em canoa, com início em Areias de Vilar (junto ao açude) e chegada ao areal de Barcelinhos. O percurso tem cerca de oito quilómetros e uma duração estimada de três horas. Paralelamente, entre as 9h30 e as 12h30, parte do Largo do Município a ação “Plogging – pelas margens do rio Cávado”, que alia a prática de exercício físico à recolha de resíduos ao longo da Ecovia e do areal de Barcelinhos.
No dia 3 de junho, o destaque vai para o passeio interpretativo de barco nas Lagoas de Caíde, seguido de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar. O ponto de encontro está marcado para as 9h30, no Largo da Porta Nova. Nesse mesmo dia, será inaugurada no Theatro Gil Vicente a mostra “Património Natural de Barcelos”, com os trabalhos dos concursos de fotografia e vídeo. A mostra de fotografia e vídeo poderá também ser vista online, no Facebook do Município.
No dia 4 de junho, o Estádio Cidade de Barcelos acolhe duas oficinas criativas. De manhã, entre as 9h30 e as 12h30, realiza-se um workshop de showcooking de Cozinha Sustentável, orientado por Marta Cortez. À tarde, das 14h30 às 17h00, terá lugar um workshop de fabrico de champô sólido.
As comemorações encerram no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, com duas iniciativas de grande envolvimento comunitário. Às 10h30, sobe ao palco do Theatro Gil Vicente o espetáculo “O Planeta Limpo do Filipe Pinto + Energia”, um projeto pedagógico de educação ambiental dirigido às crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, desenvolvido em coautoria com o músico Filipe Pinto. Às 14h30, a Frente Ribeirinha Nascente acolhe o Desfile Ecológico, protagonizado por alunos das escolas do concelho, com peças de vestuário criadas a partir de materiais reciclados, numa celebração da criatividade e da consciência ambiental.