O Município de Barcelos vai comemorar o 25 de Abril com um conjunto de iniciativas que vão desde ações político-institucionais, aos concertos musicais, exposições, bandas no coreto e rusgas.
Da programação proposta para assinalar os 51 anos da Revolução dos Cravos, destaca-se, no dia 24 de abril, às 16h30, a inauguração da exposição “Festa das Cruzes: Património Cultural Imaterial. Das origens à modernidade”, na Biblioteca Municipal. Nesse mesmo dia, tarde e noite dentro, há lugar e tempo para os concertos “Que Força é Essa” – Bandas de Barcelos, com a atuação dos grupos: Kid, Doutor Assério, Criatura-Dança, Depois de nós, Xauxau Dodô, Gator, the alligator e Lombada, no Largo Dr. Martins Lima e no Largo Dr. José Novais. A fechar a noite, os céus de Barcelos iluminam-se com a sessão de fogo de artifício “Cores de Abril”, no Largo da Porta Nova.
No dia 25, feriado de sexta-feira, às 10h30, no âmbito do IX Encontro dos Paraquedistas e outros combatentes, há largada de paraquedistas, em frente à PSP.
Sessão Solene da Assembleia Municipal
À tarde, às 15h00, realiza-se, nos Paços do Concelho, a Sessão Solene das Comemorações do 25 de Abril, promovida pela Assembleia Municipal. Ainda no dia 25, às 21h15, pode assistir ao concerto “Barcelos Fest Ensemble” – com Rodrigo Teixeira, no Piano, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.
No dia 26, às 16h00, é inaugurada a exposição “A Intemporalidade da Essência e da Forma”, de Francisco Simões, na Galeria Municipal de Barcelos e, mais tarde, às 21h00, há Bandas no Coreto, com a atuação da Banda Musical de Oliveira e a Banda Musical de Vila Verde, no Largo da Porta Nova.
As comemorações do 25 de Abril terminam no dia 28 de abril, com as Rusgas ao Senhor da Cruz, pelo Centro Histórico.