“Ser a ‘1.ª Capital Mundial da Saúde Mental’ é simultaneamente uma responsabilidade enorme, mas também um reconhecimento que nos orgulha e nos honra muito”. Com estas palavras, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, – presente em Bruxelas, no Parlamento Europeu, onde se realizou, esta manhã, a Conferência “Barcelos 1.ª Capital Mundial da Saúde Mental”- vincou o compromisso de dar provimento ao programa de promoção de saúde mental, assumido no ano passado, sublinhando que o Município tem, nesse capítulo, uma forte tradição secular, protagonizada pelo Instituto S. João de Deus e as suas duas unidades instaladas no território barcelense.
O autarca, ladeado pelo eurodeputado, Paulo Cunha, – um dos promotores do evento – sublinhou que o Município assumiu a responsabilidade de criar e apoiar a criação de “uma academia que simultaneamente dê oportunidade à formação na saúde mental, mas também na área da investigação, no sentido de criar as melhores respostas para os problemas que cada vez mais a sociedade enfrenta”. Por outro lado, o Presidente da Câmara referiu a criação de “uma comunidade, uma rede de saúde mental que já congrega 70 instituições, privadas, públicas, institutos e também empresas, para que possamos encontrar efetivamente os caminhos e as respostas mais adequadas para um problema que cada vez mais é um problema de todos, porque não há saúde sem saúde mental”.
Por seu lado, o eurodeputado, Paulo Cunha, alertou para o facto de haver cada vez mais pessoas com problemas mentais, pelo que se trata de “um tema que deve ser encarado de frente, na certeza de que, só criando políticas públicas capazes, conseguiremos atacar este problema e ajudar as pessoas que o vivem e o enfrentam”.
Relativamente à conferência propriamente dita, “Barcelos – 1.ª Capital Mundial da Saúde Mental: Uma Estratégia Global Sustentável”, contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, da representante da Federação Mundial para a Saúde Mental, Sabine Baehrer, e de diversos especialistas que, em três painéis distintos: “Barcelos – Um compromisso global com a saúde mental”; “Saúde Mental na Agenda do Parlamento Europeu”; a “Saúde Mental e Comunidades Locais”, abordaram tópicos como a saúde mental e os objetivos de desenvolvimento sustentável; políticas públicas da União Europeia; e a colaboração internacional para promover a saúde mental global.
Exposição dedicada a Barcelos
Recorde-se que, paralelamente à realização da Conferência, está patente no Parlamento Europeu, em Bruxelas, uma exposição inteiramente dedicada a Barcelos, sob o tema “Barcelos – 1.ª Capital Mundial da Saúde Mental”, que apresenta diversos temas e contextos da cidade e do concelho, composta por doze painéis temáticos, nos quais são apresentadas a Festa das Cruzes – Património Cultural Imaterial, o Património Histórico e o Caminho de Santiago, a distinção de Cidade Criativa da UNESCO e o Artesanato de Barcelos. Destacam-se as produções artesanais certificadas – Olaria e Figurado e o Bordado de Crivo. Além dos painéis, podem ser vistos nesta exposição diferentes vídeos promocionais da cidade e do concelho e mais de uma dezena de peças de figurado de Barcelos.
Saber mais em https://www.cm-barcelos.pt/2025/04/barcelos-1a-capital-mundial-da-saude-mental-e-destaque-em-conferencia-no-parlamento-europeu/