Envolvendo a grande maioria dos estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos, através da Rede de Bibliotecas Escolares, inicia hoje e prolonga-se até sexta-feira, 4 de abril, a Semana Concelhia da Leitura. Este ano sob o tema “Barcelos a Ler” esta iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos pretende fomentar a leitura, potenciar o prazer de ler, e divulgar práticas de cidadania junto dos alunos das escolas concelhias.
A Semana Concelhia da Leitura contempla diversas iniciativas, sendo de destacar os encontros com escritores e ilustradores, as palestras, os ateliês, e as horas do conto.
De 31 de março a 4 de abril, as escolas do concelho de Barcelos também vão desenvolver a iniciativa “10 minutos a ler em Barcelos”, um projeto que promove a motivação para a leitura autónoma colocando a comunidade escolar a ler, um livro à escolha de cada um, durante 10 minutos.
No dia 1 de abril, às 14h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, o destaque é
o encontro com escritor Richard Zimler, sendo que, no dia seguinte, da parte da manhã, realiza-se a conferência “A leitura na ótica da biblioterapia”, por Sandra Barão Nobre, no Auditório da Biblioteca Municipal.
A programação da Semana Concelhia da Leitura encerra, na Biblioteca Municipal, no dia 4 de abril, com o concurso “Pequenos Grandes Poetas”, a realizar às 18h00, para os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico e, às 21h00, para os alunos do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário.
Este concurso, que se realiza anualmente, tem como principais objetivos fomentar os hábitos de leitura e escrita, incentivar o gosto pela poesia e estimular a manifestação artística, e integra duas modalidades distintas: melhor Poema Inédito e melhor Declamação. Os alunos participantes são previamente selecionados pelas suas escolas, categorizados em escalões correspondentes ao nível de ensino.
Este evento tem como objetivos promover hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa, e estimular a manifestação artística e a criatividade.