Está agendada para o dia 7 de março, às 21h30, no Espaço Cultura, a apresentação do livro “O Campo de Jogos: Narrativas Socioespaciais do Futebol Popular no Território Barcelense”, da autoria de Miguel Fernandes, seguindo-se a abertura da exposição com o mesmo nome.
O livro é “um estudo acerca da presença e impacto do futebol no território, incidindo particularmente sobre o papel das suas infraestruturas no concelho de Barcelos”. O seu autor, Miguel Fernandes, é arquiteto e docente convidado na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UM). O seu interesse de investigação centra-se no cruzamento entre a arquitetura e a cultura popular portuguesa, explorando, em particular, o impacto do futebol amador no território difuso do norte de Portugal.
Para o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, “ler e analisar ‘O Campo de Jogos’ abre-nos horizontes para uma reflexão, como bem sustenta o seu autor, que vai muito além da arquitetura dos espaços, permitindo-nos seguir pistas que ‘descodificam relações e processos de mudança entre campo e território ao longo do tempo – desde a sua localização e implantação no lugar até aos processos urbanísticos que se geram na sua envolvente’.”
A exposição “O Campo de Jogos” vai estar patente até ao dia 4 de abril, dia em que tem lugar, às 21h30, uma conversa com Cidália Silva e Marta Labastida, docentes de Arquitetura da Universidade do Minho. Antes, no dia 21 de março, também pelas 21h30, é convidada Marta Serra Lima, fotógrafa e autora do “Futebol de Tostões”, para uma conversa com Miguel Fernandes, autor do livro.
Para poder estar presente nas iniciativas, deve inscrever-se através do link: https://forms.gle/zXG5iTNVV19PEkKRA ou em desporto@cm-barcelos.pt.