“Queremos e iremos fazer de Barcelos um Município que tenha em conta a eficiência energética, a redução de emissões poluentes e de gases com efeito de estufa, uma distribuição modal mais sustentável, apostando no uso do transporte público, porque o futuro é coletivo. Vamos apostar também num sistema de transporte flexível nas áreas de baixa densidade, para conseguirmos que a mobilidade seja sustentável e acessível a todos os cidadãos”. Esta foi a mensagem forte que o vereador do pelouro da Mobilidade e Transportes da Câmara de Barcelos, António Ribeiro, deixou, no encerramento da palestra “Mobilidade em Barcelos – O FUTURO”, que decorreu esta manhã no auditório dos Paços do Concelho.
Por seu lado, também presente na abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara, Mário Constantino, referiu que “a questão da mobilidade e da descarbonização é central na definição de novas políticas para o setor” e, a esse respeito, assegurou que muito em breve vai “anunciar medidas concretas” nessa área da ação municipal.
A palestra, que decorreu ao longo de toda a manhã, no auditório dos Paços do Concelho, apresentou visões de vários especialistas, tendo a participação da Drª Luísa Carvalho a falar sobre a “Identidade – Marca da Mobilidade de Barcelos” e do Arq. Victor Mogadouro que abordou o tema “Modos Suaves – Ecovia de Barcelos”. O tema “Ciclovias” foi abordado pelo Arq. Tomás Allen, e o Prof. Álvaro Costa dissertou sobre o “Plano de Circulação”.
Numa síntese sobre o que deseja para o futuro da mobilidade, António Ribeiro disse que o novo paradigma para os centros urbanos “é o do primado do transeunte que caminha a pé ou utiliza meios de transporte com zero impacto carbónico, como a bicicleta ou a trotinete, concedendo também a devida atenção aos transportes públicos coletivos intermodais”. Nesse sentido, e com centros urbanos “cada vez mais saturados de veículos automóveis (…) o modo pedonal e o modo ciclável surgem como alternativa realista ao automóvel para deslocações de curta distância, apresentando uma mais-valia económica, social e ambiental”, disse o autarca.
O responsável pela mobilidade e transportes de Barcelos assegurou ainda que o Município quer “rapidamente poder beneficiar de modos suaves, meios de deslocação e transporte de baixa velocidade com reduzido impacto na via pública. Meios que produzem pouco ruído, necessitem de pouco espaço e não emitam gases poluentes para a atmosfera, podendo traduzir-se em andar a pé, ou deslocação com recurso a equipamentos como bicicletas ou até patins, skate, trotinetes e outros meios similares”. Nesse sentido, garantiu: “o trabalho que está a ser feito visa tornar o Município mais preparado e competitivo perante os desafios do futuro em domínios como a digitalização e descarbonização do território, a mobilidade sustentável, inclusiva, segura, justa e respeitadora do ambiente, a adaptação e mitigação dos impactos das alterações climáticas e demografia”.
Semana Europeia da Mobilidade
Uma semana de “Barcelos Bus” gratuito é uma das iniciativas que integradas na Semana Europeia da Mobilidade, organizada pelo Município de Barcelos. A iniciativa integra um vasto conjunto de atividades, cujo objetivo é propor aos cidadãos a diminuição do uso automóvel e incentivá-los a optar por comportamentos mais sustentáveis, como o uso da bicicleta ou do transporte público, proporcionando uma descoberta da cidade, do seu património e dos seus habitantes, num ambiente mais saudável e sustentável.
Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro. Nacionalmente promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente tem este ano como tema central “Melhores Ligações” com o slogan “Combina e Move-te!”. Os cidadãos têm assim a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca ao uso dos modos de transporte.
Barcelos Bus gratuito durante uma semana
No âmbito desta semana dedicada à mobilidade, o Município decidiu que o uso do transporte urbano “Barcelos Bus” será gratuito entre os dias 16 e 22 de setembro, das 7h00 às 20h30. Também faz parte da programação o corte da circulação a veículos de uso individual, quarta-feira, dia 21, na Avenida Liberdade, uma forma de assinalar o Dia Europeu Sem Carro.
Entre as muitas atividades previstas para o período de 16 a 22 de setembro, estará patente, no Largo da Porta Nova, a exposição “Ecovia e Ciclovia Urbana”. Ao longo da semana, os munícipes poderão usufruir de bicicletas (todos dias), de aula de dança (16 de setembro), passeio de bicicleta com partida da Câmara Municipal (17 de setembro), um passeio multimodal Mariz/Perelhal, com viagem de autocarro, passeio pedonal e barco (18 de setembro), e visitas à Escola Móvel de Trânsito “Barcelos em Movimento” (de 19 a 22 de setembro). Destaque ainda para a palestra “Bicicletas e Trotinetas – Como Usar”, no dia 20, e que vai decorrer nas escolas secundárias concelhias, com a participação da GNR, PSP e a empresa BOLT, onde serão abordados as formas corretas de utilização de Bicicletas e Trotinetas na via pública.