O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, assinou um memorando de entendimento com a Intensify World – Associação tecnológica e Recreativa, sediada na freguesia de Macieira de Rates, no âmbito do Orçamento Participativo 2019/20.
A Intensify World apresentou o projeto “TES – Criação de um sistema tecnológico, ecológico e solidário no concelho de Barcelos”, que foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo de Barcelos. A iniciativa consiste na recolha de material eletrónico e outros bens, como roupa, móveis ou livros, para depois serem redistribuídos e doados. O material eletrónico servirá também de suporte a equipas que participam no Festival Nacional de Robótica. No âmbito deste memorando, o Município de Barcelos cedeu uma carrinha àquela associação. O projeto tem um custo de 33.120,07€.
Após a assinatura do documento, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos destacou o facto de o projeto “TES” ter sido o mais votado no Orçamento Participativo 2019/20, com 444 votos, e referiu a importância da participação dos jovens neste género de iniciativas: “É com agrado que vejo que os jovens participam ativamente no desenvolvimento e no futuro do concelho, com projeto válidos e que vão muito para além dos limites da freguesia onde está sediada a associação”.
Inserido também no Orçamento Participativo, a Câmara Municipal vai avançar com melhoramentos na Escola Básica e Jardim de Infância (EB1/JI) de Fraião, em Tamel São Veríssimo, pelo valor de 38.813,51€ (IVA incluído). A empreitada terá um prazo de execução de 90 dias. Trata-se de uma obra de melhoramento da caixilharia do edifício escolar e da zona envolvente, de forma a melhorar as condições de comodidade e aprendizagem dos alunos e faz parte dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de 2019/2020.
Ao todo, Orçamento Participativo 2019/20 é composto por 12 projetos. Uma parte deles está já implementada, nomeadamente o “Tempo dos Afetos”, em Abade de Neiva, que se centra na contratação de um professor de meditação, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e a concentração dos alunos; e o “Viver em rede no século XXI, os limites entre o público e o privado…”, com a plantação de 30 árvores, cujos frutos podem ser consumidos por peregrinos e habitantes, no início do troço do Caminho de Santiago, em Macieira de Rates.
Entretanto, está já em curso o Orçamento Participativo 2021, com o tema “Felicidade”. As propostas podem ser apresentadas até 28 de fevereiro. Toda a informação disponível em participe.cm-barcelos.pt.