A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT), um serviço gratuito de televisão, vai ser alterada a partir de sexta-feira, dia 7 de fevereiro. Esta mudança não implica qualquer custo por parte dos consumidores, ou seja, nem a compra de um televisor novo nem de qualquer outro aparelho.
Este processo será iniciado em Sines, seguindo-se a região do Algarve. Só depois desta primeira vaga, a alteração de frequências vai rumar ao norte. O plano da ANACOM prevê que o processo de migração à escala nacional fique concluído no final de junho.
A ANACOM refere que, depois da migração, os consumidores poderão deparar-se com ecrãs negros, isto é, perda de sinal causada pela mudança de frequências, sendo que quando esta situação ocorrer o utilizador terá de fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador de TDT.
A TDT vai ser alterada para possibilitar a introdução em Portugal do 5G.
De forma a precaver burlas e queixas dos consumidores, como as que surgiram com a migração das transmissões analógicas para o sinal digital da TDT (em 2012), a ANACOM disponibiliza um número grátis que presta assistência remota a quem não conseguir configurar ou sintonizar a TDT nas novas frequências. O número de apoio para esclarecimento de dúvidas ou ajuda na nova sintonização da TDT é: 800 102 002.