É já hoje que começa o Barcelos Cidade Medieval, com a abertura oficial do evento às 18h00, no Largo do Município.
Durante os próximos dias, fazer o percurso pelo centro histórico da cidade será como viajar no tempo até à Idade Média com artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros onde não faltará a animação com arautos, o torneio medieval (justas), este ano na sexta-feira e no sábado, os torneios de tiro com arco, diversões e jogos, cortejos, demonstrações de falcoaria, cavalaria e cuspidores de fogo.
Ao longo do evento, o Largo Dr. José Novais será palco de três torneios medievais a cavalo/justas (14, 15 e 16 de junho) e haverá lugar para demonstração de falcoaria (14, 15), no acampamento militar, situado na Torre Medieval, bem como a queimada galega (14 e 15), no Largo do Município. Além disso, do programa constam momentos de animação inéditos no evento.
Como momentos altos, destacam-se o desfile das escolas, na sexta-feira (dia 14), às 15h, e o grande cortejo medieval, no domingo, às 17h, com o envolvimento de todos os atores do evento e mundo associativo.
Este ano são mais de 120 mercadores de várias áreas (artesãos, gastronomia, místicos, etc.) que irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo em tempos medievais.
Todos os barcelenses e os inúmeros visitantes que nesta altura do ano se deslocam à cidade terão a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver a história.
Uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Barcelos com a Associação Burgo Divertido que tem como objetivo o envolvimento do comércio barcelense e uma verdadeira viagem no tempo, onde poderá ver e percorrer os espaços onde outrora estavam localizadas a judiaria, a gafaria e as ruas dos mercadores.
Condicionamentos de trânsito
A partir do dia 11, à noite, será proibido estacionar e o trânsito automóvel estará encerrado a partir das 21h00 do dia 12 de junho, até ao final da Feira (dia 16), nos seguintes arruamentos: Rua Cónego Joaquim Gaiolas, Rua Infante D. Henrique, Rua Visconde de Leiria, Rua J. Garcia de Guilhade, Largo do Município, Largo D. António Barroso, Rua Dr. Miguel da Fonseca, Largo Dr. José Novais e Largo Guilherme Gomes Fernandes (Barcelinhos).
A única exceção será o autocarro do Barcelosbus, que funcionará neste circuito apenas até às 17h00 do dia 13 (quinta-feira). Daí em diante funcionará no percurso alternativo: o circuito do autocarro terá um desvio junto ao Tribunal em direcção à Escola Secundária de Barcelos e daí para a ponte sobre o rio Cávado em direção a Rio Covo Santa Eugénia, retomando o circuito normal junto ao hipermercado Leclerc.
O trânsito será proibido durante o horário de funcionamento da Feira nos restantes arruamentos: Rua Duques de Bragança, Rua Barjona de Freitas, Rua D. Diogo Pinheiro e Ponte Peregrinos de Santiago (ponte medieval).
O acesso ao parque de estacionamento subterrâneo da Câmara Municipal de Barcelos faz-se pela Rua Dr. Miguel da Fonseca, no sentido oeste-este.
Será salvaguardada em toda a área da recriação medieval a circulação de veículos de emergência.
É permitida a circulação a moradores, cargas e descargas fora horário do evento.