O Museu de Olaria de Barcelos recebeu, no dia 2 de abril, o IV Seminário de Intercâmbio de Experiências no Âmbito da Educação do Eixo Atlântico.
A sessão de boas-vindas contou com a presença da Vereadora da Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, do Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, e do Presidente do Grupo de Trabalho de Educação e Cultura do Eixo Atlântico, Manuel Dios.
A iniciativa contemplou, ao longo do dia, vários painéis, nos quais foram apresentados projetos que configuram boas práticas dos municípios no âmbito de “Política Social – Integração e Coesão nas Cidades”.
A Vereadora da Educação e Ação Social apresentou o Projeto de Orientação Adaptada, desenvolvido pelo Município de Barcelos e que é direcionado a pessoas com deficiência intelectual, designadamente crianças em idade escolar e à terceira idade.
Armandina Saleiro sublinhou que se trata de um projeto-piloto em colaboração com as IPSS e escolas do concelho e que está a ter resultados bastante positivos. “Faz a diferença na vida das pessoas: dá-lhes auto-estima e promove competências”, sublinhou a Vereadora da Educação e Ação Social.
O Projeto de Orientação Adaptada é monitorizado pelo atleta barcelense Joaquim Sousa, vice-campeão europeu de Orientação. A Orientação Adaptada, ao contrário da modalidade original, não tem como essência a corrida e a leitura do mapa. Consiste, antes, no reconhecimento de painéis de cores e consequente resolução de desafios.
O Projeto de Orientação Adaptada tem como objetivo promover a inclusão social e o contacto com a natureza, uma vez que é uma modalidade praticada ao ar livre, e comporta benefícios para os seu praticantes ao nível cognitivo, mental e emocional.
Neste seminário foram, ainda, apresentados projetos inovadores no âmbito da educação e inclusão social dos municípios de Maia, Braga, Vila Nova de Gaia, Porto, Valongo, Santa Maria da Feira, Viana do Castelo, Corunha, Guimarães, Santiago de Compostela, Famalicão e Matosinhos.