A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, participou na sessão de abertura, que contou ainda com o Primeiro Secretário da CIM Cávado, Luís Macedo.
O evento, que se realizou no auditório dos Paços de Concelho de Barcelos, contou com cerca de 70 alunos, tendo figurado entre os premiados uma escola do concelho.
Os estudantes Tiago Venâncio e Rafael Sousa da Escola Secundária de Barcelinhos, do Município de Barcelos, conquistaram o 2.º lugar com o projeto “The Gear Future”.
O vencedor desta 1.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio Intermunicipal foi o projeto “Easy Feed Animal” da Escola Profissional Amar Terra Verde, do Município de Vila Verde. O pódio ficou completo com o projeto “Safe Student” da Escola Secundária Henrique Medina, do Município de Esposende.
Os vencedores estão apurados para a Final Transfronteiriça, que decorrerá no próximo dia 15 de junho, no Museu da Geira, pelas 14h30.
O Projeto “UP Cávado Escolas”
A CIM Cávado está a desenvolver no corrente ano letivo 2017/18 o projeto “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas”, o qual tem como objetivo principal promover uma cultura empreendedora, o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade junto das comunidades educativas, permitindo aos jovens em idade escolar o desenvolvimento de projetos empreendedores.
Este projeto está a ser desenvolvido em 28 escolas dos seis municípios do Cávado, envolvendo 1364 alunos e 63 professores, de um universo de 64 turmas, 27 do 3º ciclo do ensino básico e 37 do ensino secundário e profissional.
O projeto “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria os Municípios Associados e cofinanciado pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito da Comunidade Territorial de Cooperação entre as regiões do Cávado, Alto-Minho e Ourense.