A cerimónia contou também com a presença do Ministro Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme D’Oliveira Martins, e do Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Ramalho.
Miguel Costa Gomes afirma que sempre foi “defensor do aproveitamento maior daquilo que é a ferroviária” referindo que “a ferrovia é dos transportes mais económicos e baratos que existe, mas neste momento, em Barcelos, não é um meio de transporte competitivo”.
O Presidente do Município frisou que “a concretização desta obra permitirá a instalação de uma segunda via de resguardo e de cruzamento de comboios até 750m que irá permitir maior competitividade neste meio de transporte”.
Esta intervenção está prevista no âmbito do projeto de eletrificação do troço Nine/Viana do Castelo, na Linha do Minho, que contempla igualmente a requalificação da Estação Ferroviária do atual Apeadeiro de Midões.
O Ministro Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques frisou que “esta intervenção tem um especial simbolismo pois é a primeira obra no âmbito do projeto de eletrificação do troço, na Linha do Minho, a avançar no terreno”. “O projeto de Eletrificação do troço entre Nine e Valença (fronteira) da Linha do Minho representa um investimento estimado superior a 80 milhões de euros e integra o Plano de Investimentos em infraestruturas Ferroviárias 2020 apresentado pela Infraestruturas de Portugal em fevereiro deste ano” referiu.
A empreitada, adjudicada à empresa ABB – Alexandre Barbosa Borges, SA, tem como objetivo a supressão da atual passagem de nível automatizada com meias barreiras, situada na união de freguesias de Gamil e Midões e representa um investimento superior a 800 mil euros com um prazo de execução de 180 dias.
A empreitada contempla ainda a execução de uma Passagem Inferior Rodoviária, com duas faixas de rodagem com 3,50 m e passeios em ambos os lados com 1,80 m de largura. A laje superior tem uma largura de 12,30 m, o que permite comportar duas vias de circulação ferroviária. Serão igualmente, entre outros, realizados trabalhos de construção dos restabelecimentos de acesso, com a pavimentação do arruamento e passeios, de marcação rodoviária, instalação de sinalização vertical e de iluminação pública e ao nível da rede de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais.
O projeto desta obra foi desenvolvido no âmbito do programa de supressão e reclassificação de passagens de nível situados no concelho de Barcelos, ao abrigo do qual já foi possível suprimir oito passagens de nível melhorando significativamente as condições de segurança no atravessamento da Linha do Minho.