Barcelos conta agora com 29 bibliotecas escolares, sendo um dos concelhos mais bem equipados a esse nível no país. O Presidente justifica o investimento com a “paixão verdadeira” que o Município tem pela educação e a com a importância da leitura na construção do futuro, dando assim aos mais novos um local “onde podem ler e aprender para que possam crescer livres”. A dinamização de uma rede de bibliotecas escolares é “fundamental para o desenvolvimento de algumas competências dos alunos”, tendo “repercussões positivas no reaproveitamento escolar”, salientou ainda Miguel Costa Gomes.
Tendo em conta jardim-de-infância e 1º ciclo do ensino básico, o Centro Escolar de Vale de Tamel acolhe cerca de duas centenas de crianças, o Centro Escolar de Gilmonde mais de 150 e o Centro Escolar António Fogaça acolhe 351 alunos. No total, as três bibliotecas inauguradas servirão cerca de 700 alunos.
A inauguração das bibliotecas nos centros escolares assinalou o início das Comemorações do Dia Mundial do Livro, que prosseguem amanhã, dia 22, com a realização da Fase Final Distritral do Concurso Nacional de Leitura no auditório dos Paços do Concelho. Mais de 200 alunos de várias escolas do distrito de Braga vão realizar provas escritas e orais com o objetivo de ultrapassarem mais uma etapa, rumo à final nacional em Lisboa. No Dia Mundial do Livro, dia 23, às 10h30, o contador de histórias Jorge Serafim coordena uma sessão de leitura para toda a família na Biblioteca Municipal de Barcelos.