A dramatização parte da correspondência trocada entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, única amante conhecida do escritor, à qual se juntam outros textos do próprio Pessoa e outros do encenador deste espetáculo, cujo bilhete custa dois euros. De 8 a 10 de abril, o célebre texto de Gaston Leroux, “Fantasma da Ópera”, será levado a cena por Cátia Oliveira numa produção da Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos. As sessões, que são gratuitas, decorrem sexta-feira e sábado, às 21h30, e domingo, às 16h00. Ainda na arte da representação, no dia 15, às 21h30, sobe a palco a peça “Posto Médico”, da Associação D’Improviso, e no domingo, dia 17, a Oficina de Teatro AVAI apresenta um “Teatro de Fantoches” pelas 16h00. Ambos os eventos são gratuitos.
No domínio musical, o Teatro Gil Vicente recebe, a 17 de abril, um dos mais reconhecidos cantautores do panorama nacional da música alternativa: Old Jerusalem, pseudónimo que Francisco Silva resgatou a uma música de Will Oldham. O projeto conta já com várias edições discográficas, entre as quais “Twice the Humbling Sun” (2005) que foi considerada pelo Público e pela Blitz como o melhor disco português daquele ano. Old Jerusalem vem a Barcelos apresentar o seu mais recente trabalho, um LP editado em março, que se intitula “A rose is a rose is a rose”. O concerto tem início às 22h00. Pela mesma hora, no dia 13 de abril, atuam os 10.000 Russos, trio psicadélico formado por Pedro Pestana (guitarra), André Couto (baixo) e João Pimenta (bateria), num concerto que marca o início da tournée europeia da banda. Na bagagem trazem o LP homónimo, lançado em 2015 pela editora Fuzz Club Records. Num registo mais clássico, o Conservatório de Música de Barcelos apresenta, no dia 18 de abril, às 21h30, o espetáculo “Concerto pela Orquestra de Sopros”. Todos os concertos são de entrada livre.
O cinema regressa, como sempre, pelas mãos da ZOOM – Associação Cultural que desta vez apresenta um ciclo de três sessões dedicado ao cineasta russo Andrei Tarkovsky. Além das suas obras mais reconhecidas, “Stalker” (dia 20) e “Nostalgia” (dia 21), serão exibidos ainda o primeiro filme do realizador, “O Rolo Compressor e o Violino”, conjuntamente com a “Infância de Ivan” (dia 14). As entradas custam 3,5 euros, exceto para os sócios (gratuito), e as projeções começam às 21h30.
Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).