O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, defendeu que “é necessário tomar medidas e implementar projetos como este para garantir que a economia continua a recuperar, a confiança a aumentar, e que o comércio local continue a desempenhar um papel de relevo e de afirmação da identidade local e nacional, capaz de imprimir uma marca distintiva da excelência do país”.
Além da requalificação dos espaços físicos das 22 lojas da cidade que participam neste acordo, haverá também um portal online bilingue para venda dos produtos das empresas aderentes (e-commerce), com conexão às redes sociais. Estão ainda previstos a elaboração de um catálogo virtual para campanhas de marketing, a criação de uma app, a criação de um sistema de fidelização de clientes, através de acumulação de pontos, e, por fim, de um serviço de entregas ao domicílio. “O Plaza Barcelos é um shopping a céu aberto e um shopping na internet”, afirmou o dirigente da ACIB.
O secretário de Estado do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, afirmou que “o Governo quer contrariar o abandono do comércio dos centros urbanos”, considerando que se trata de um problema “sério e crescente que poderá acarretar danos irreparáveis para o país”, adiantando que “em breve” o Governo deverá anunciar medidas com vista à criação de condições para assegurar a manutenção e revitalização dos estabelecimentos comerciais nos centros urbanos e para garantir a sua sustentabilidade económico-financeira”. Objetivos que, adiantou, “passarão pelo desenvolvimento de novos modelos de negócios, que aliem a tradição à inovação, à capacidade empresarial e ao espírito empreendedor das gerações mais jovens e das micro e pequenas empresas”.
O projeto representa o investimento de 72 mil euros, que será aplicada na modernização física das 22 lojas aderentes e na dinamização de ações de rua, criando um centro comercial a céu aberto.
Este projeto é apoiado por um site em português e em inglês para divulgação da oferta comercial das empresas aderentes, com ligação às redes sociais, permitindo transações online. Será ainda criado um sistema de fidelização de clientes, introduzindo um sistema de acumulação de pontos, e implementado um sistema de entregas ao domicílio.