Estarão presentes editoras, distribuidoras e livrarias, dispostas em diversos stands que se encontrarão colocados entre a Avenida da Liberdade, Campo Cinco de Outubro e Largo da Porta Nova, abrangendo uma área de cerca de oito mil e quinhentos metros quadrados.
A abertura do evento acontecerá a 3 de julho, pelas 17h00, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e restante executivo. Ainda neste dia, e no âmbito da abertura do certame, realiza-se uma intervenção artística a cargo da Companhia de Teatro de Barcelos, a Capoeira.
No dia de abertura, Rita Redshoes apresenta o seu livro “Sonhos de uma rapariga quase normal”, às 23h00, numa tertúlia de escritores de canções com Luís Portugal. No dia 4 de julho, às 22h, terão lugar as conversas de poetas com Hugo Mujica, poeta argentino, Valter Hugo Mãe e José Rui Teixeira.
Já no dia 7 de julho, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, terá lugar, às 21h30, a Conferência “O Município de Barcelos entre o Absolutismo e o Liberalismo” proferida por José Viriato Capela, com apresentação de Joel Cleto.
No dia 10 de julho, é a vez de Inês Pedrosa apresentar o seu livro “Desamparo”, às 21h30 e, no dia 11, Rita Ferro apresenta “Só se morre uma vez”, no mesmo horário. Os Ala dos Namorados encerram a noite de sábado. Domingo, 12 de julho, é o último dia da Feira.
O programa desta 33º edição da Feira do Livro conta com muitas apresentações e lançamentos literários, homenagens, tertúlias, conversas, conferências, espetáculos musicais e teatrais, inaugurações e animações de rua.
Conta ainda com uma parte dedicada aos mais novos. A partir do dia 3, as crianças e os jovens podem contar com diversas sessões de contos, ateliês, apresentação de livros, oficinas, espetáculos musicais e teatrais, artes performativas e, de forma permanente, encontrarão atividades como o cantinho da leitura, jogos didáticos, mural de pintura e desenhos para colorir.