A Conferência irá abordar as possibilidades de novas ações de certificação de produções locais, os novos conceitos de embalagem para as produções artesanais, bem como o futuro dessas produções face aos novos cânones de mercado.
Presente na iniciativa estará o Vereador do Pelouro do Turismo e Artesanato do Município de Barcelos, Carlos Brito, e ainda Fernando Gaspar, do PPART/IEFP; a Professora Cristiana Serejo, do Departamento de Design do IPCA; o Eng. Alfredo Pereira, responsável pelos trabalhos de campo do Caderno de Especificações do Bordado de Crivo.
Trata-se de um dia dedicado à comunidade artesanal local e regional por forma a desenvolver estratégias de promoção e divulgação do artesanato.
O Dia do Artesão é um dia muito especial para toda a comunidade barcelense, não fosse Barcelos a capital do Artesanato. Prova disso, também, é o recente roteiro do Figurado de Barcelos, com réplicas gigantes espalhadas pelo centro urbano, bem como o das Artes e Ofícios nas rotundas da cidade. Estas esculturas e painéis foram concebidos para homenagear, rememorar e valorizar os mestres artesãos locais, bem como chamar à cidade turistas nacionais e estrangeiros.