Concorreram 15 candidatas dos municípios de Alenquer, Azambuja, Barcelos, Cadaval, Cartaxo, Coruche, Lagoa, Melgaço, Palmela, Ponte da Barca, Reguengos de Monsaraz, Santa Marta de Penaguião, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vidigueira, num espetáculo que voltou a encher o Teatro Gil Vicente, tal como a gala de eleição da Rainha das Vindimas de Barcelos, realizada uma semana antes.
O júri distinguiu ainda como primeira dama de honor a candidata de Palmela, Joana Silva, e como segunda dama de honor a representante do Município de Lagoa, Andreia Silva. O prémio miss fotogenia foi para Bárbara Franco, do Município de Ponte da Barca, e o prémio simpatia para a candidata de Viana do Castelo, Ana Maria Lima.
No momento da entrega dos prémios, José Arruda, secretário geral da Associação de Municípios Portugueses de Vinho (AMPV), felicitou a Câmara de Barcelos pelos eventos realizados no âmbito da Cidade do Vinho e agradeceu o trabalho desenvolvido e a participação dos 15 Municípios na Gala da Rainha das Vindimas de Portugal.
José Arruda conta com mais municípios na edição de 2015, referindo que, durante o próximo mês de novembro, no decorrer da sessão de encerramento da Cidade do Vinho 2014, será dada a conhecer a Cidade Europeia do Vinho 2015.
Por sua vez, Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da AMPV e Presidente da Câmara do Cartaxo, saudou os municípios participantes na gala e agradeceu o empenho de todos na concretização de mais uma edição da Rainha das Vindimas, destacando a importância da juventude nestas iniciativas. “O vinho é um elemento agregador” destes municípios e destes territórios, disse ainda Pedro Magalhães Ribeiro que reafirmou o propósito da Associação “fazer mais e melhor” pelos municípios.
Antes de anunciar a candidata eleita e entregar o prémio de Rainha das Vindimas de Portugal, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes saudou os representantes dos municípios e as candidatas, retomando o tema da importância da participação dos jovens nas atividades da comunidade, referindo que essa participação expressa a vontade dos jovens em criar expectativas e projetos de futuro.
O Presidente da Câmara agradeceu a participação dos municípios e o apoio das empresas e das instituições, bem como o difícil trabalho do júri e que tornaram possível a realização da gala.
O júri era composto pela stilista Ana Sousa, pelo director do concurso de vinho La Selezione 2015, Mário Louro, por Rosa Abilheira, pelo secretário-geral da AMPV, José Arruda, e pela empresária/ relações publicas de moda, Cristina Gonçalves, que avaliou as modelos em três desfiles: traje tradicional, roupa prática e vestido de noite.
A animação este a cargo da Banda Musical de Oliveira, da Academia de Dança Rosália Ferreira e das cantoras Joana Fernandes e Helena Martins, que atuaram várias vezes ao longo da noite.
Marcaram presença nesta gala os seguintes representantes dos municípios:Alenquer: Vereador Paulo Franco; Azambuja: Junta Freguesia Aveiras de Cima – Presidente da Junta, António Torrão; Cadaval: Presidente da Câmara, José Bernardo; Cartaxo: Presidente da Câmara e Presidente da AMPV Pedro Ribeiro; Coruche: Presidente da Câmara Francisco Oliveira e Vereadora Célia Ramalho; Lagoa: Vereador Luís Encarnação (presente na sexta feira); Melgaço: Presidente da Câmara Manuel Batista Pombal; Palmela: Vereador Luís Calha; Ponte da Barca: Presidente da Câmara António Vassalo Abreu, Presidente da Assembleia Municipal Paulo Pimenta e Vereadora Sílvia Torres; Reguengos Monsaraz: Presidente da Câmara José Calixto; Santa Marta Penaguião: Presidente da Câmara Luís Machado, Vice-Presidente Sílvia Silva e Vereador José Lopes; Torres Vedras: Chefe de Gabinete do Presidente João Pereira; Viana do Castelo: Vereadora Maria José Guerreiro. Bombarral: Presidente da Câmara José Manuel Vieira (este município não apresentou candidata mas fez-se representar)