Limpeza das margens, pintura de uma ponte ou de uma escola são alguns exemplos do trabalho que as centenas de escuteiros reunidos, ao longo de cinco dias, irão realizar naquelas freguesias, mostrando um dos principais valores do movimento escutista: a partilha.
Além do trabalho comunitário, cada secção irá, até domingo, fazer um andor com as grandes peregrinações marianas que se realizam no arciprestado, com a Senhora da Franqueira, a Senhora do Socorro, a Senhora da Aparecida e a Senhora do Facho a servirem de inspiração, sendo usados na peregrinação que se irá realizar no último dia do acampamento, antes da missa campal.
O programa começou com um arraial noturno, em que cada agrupamento organizou uma rusga e exibiu um produto de origem da sua paróquia/freguesia. Na noite de sábado acontece o grande arraial minhoto, e, no domingo, o almoço é aberto à comunidade. A missa campal, que encerra o Acampamento, no domingo, será presidida por D. António Moiteiro, Bispo Auxiliar de Braga, e tem início às 14h00. Segue-se um lanche para toda a comunidade.
Acampamento de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas de Barcelos
O ACANUC realiza-se em Barcelos, de quatro em quatro anos, com o objetivo de reunir em convívio os agrupamentos do CNE de Barcelos e proporcionar aos escuteiros as vivências dos ideais e valores definidos pelo movimento escutista.
O último foi realizado em Macieira de Rates. Este ano coube a Fragoso o acolhimento da sétima edição.