Houve animação, comida, vinho e cultura. Nos dois fins de semanas temáticos organizados pela Câmara Municipal de Barcelos passaram pelas mesas dos restaurantes da cidade mais de três mil amantes do turismo gastronómico, motivados pelas iguarias em promoção, com especial enfoque para os visitantes oriundos do Grande Porto.
Em termos brutos, registou-se um aumento médio, nos resultados apurados relativamente ao ano passado, na ordem dos 20%, o que não deixa de ser significativo no quadro económico atual e atesta da atratividade que a gastronomia e vinho têm no contexto do produto turístico local e regional. Só no dia 16 de março, domingo, foram vendidas cerca de 1700 doses de Papas de Sarrabulho.
Paralelamente, foi elaborado um programa de animação criado com intuito de favorecer o aumento turístico no concelho. Este ano, esse programa incluiu duas rotas temáticas: “Conhecer Barcelos Com a Vinha e o Vinho”, que contou com a presença de mais de 50 pessoas na visita à Quinta de Santa Maria e à Adega Cooperativa de Barcelos; e a Rota “Conhecer Barcelos com a Arte Popular”, que juntou mais de três dezenas de pessoas numa visita pelo mundo criativo da olaria Bráz e oficinas tradicionais de Figurada das artesãs Laurinda Pias e Lurdes Ferreira.
A Semana Gastronómica de Barcelos voltou a demonstrar a sua importância, atraindo à cidade, fora da época alta do Turismo, muitas pessoas que acabam por consumir não apenas nos restaurantes, mas, também, no comércio local, contribuindo para a dinamização da economia do concelho. Para além disto, esta é já uma atividade importante no panorama cultural e turístico local, procurada pela gastronomia, pelas rotas turísticas e pelo seu programa de animação.