O CAFAP intervém no “apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias”. A intervenção do CAFAP “assenta na avaliação familiar e na situação de risco psicossocial das famílias e concretiza-se mediante projetos ou programas estruturados em função da situação particular de cada família”.
A decisão do Município de apoiar a execução deste programa está vertida num protocolo estabelecido com o Centro Social da Paróquia de Arcozelo, aprovado na reunião ordinária do executivo municipal, de 14 de março.
Nesta mesma reunião, foram aprovados também diversos apoios sociais a famílias carenciadas do concelho, reforçando os diversos mecanismos de intervenção da Câmara Municipal na área social. Num cenário de crise económica e financeira que leva ao aumento do desemprego e à diminuição drástica dos rendimentos, as famílias recorrem cada vez mais ao Município procurando apoios sociais que permitem viver de forma digna.
O executivo aprovou a comparticipação financeira do Município na renda de casa a 11 novos agregados familiares, a continuação deste tipo de apoio a 4 famílias e a reavaliação deste apoio, com aumento do valor, a 20 famílias beneficiárias.
O executivo aprovou também apoios financeiros, no valor global de 50.500,00€, no âmbito do programa de habitação social, permitindo a realização de melhoramentos nas habitações de nove famílias.
Outras deliberações
Na reunião de 14 de março, o executivo aprovou também um conjunto de subsídios às freguesias, no valor global de 195.858,73€, dos quais cerca de 60 mil euros destinados a obras de reabilitação da Extensão de Saúde de Carapeços e 50 mil euros à freguesia da Várzea com vista à aquisição de terreno para a casa mortuária.
Foram, ainda, aprovados subsídios no valor total de 30 mil euros destinados à comparticipação na aquisição de viaturas de transporte de pessoas por parte do Centro Social de Aguiar, APAC e Associação de Pais de Lijó.
Por último, o executivo municipal aprovou um acordo de colaboração entre o Município de Barcelos e a Confraria do Vinho Verde, com vista a estabelecer as condições para que o Município seja admitido como Confrade Protetor.
Com este protocolo, o Município pretende apoiar as atividades da Confraria em Barcelos, uma vez que o concelho possui uma importante produção de vinho verde, que constitui uma significativa atividade económica.
Ver lista completa das deliberações
À exceção da proposta número 24, que foi aprovada por maioria, as propostas foram aprovadas por unanimidade.