Esta iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos e da Paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos tem como objetivo preservar a cultura de construção artística e popular do presépio tradicional, na cidade de Barcelos
Promover a dinamização do centro histórico envolvendo a comunidade local é outro dos objetivos deste concurso plenamente atingidos com a construção dos nove presépios a concurso – Fonte de Baixo, Quinta do Aparício, Urbanização de S. José, Rua Miguel Bombarda, Artesãos de Barcelos, ACIB, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e Centro Paroquial de Barcelinhos.
A dificuldade em avaliar os presépios, tal como aconteceu em 2012, prendeu-se com a qualidade e diversidade das composições, saindo vencedoras as composições que mais respeitaram os critérios da criatividade, originalidade, dimensão, dinamização e recriação do presépio tradicional.
Diversas atividades ajudaram a uma maior dinamização dos largos e ruas onde estavam instalados os presépios, dando uma maior visibilidade a estas composições ricas em partilha e entreajuda, reflexo do grande envolvimento da comunidade que esteve por detrás da construção destes trabalhos.
Os eventos associados ao programa Barcelos Presépio, que decorreu entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, bem como a sua divulgação à escala nacional, com o programa Terra a Terra, da TSF, e o programa Somos Portugal, da TVI, elevaram a dimensão desta atividade levando centenas de pessoas a visitar os presépios e a percorrer os diferentes espaços do centro histórico.