Falando no início da sessão, o Presidente da Câmara manifestou a necessidade de um maior empenho político dos municípios no projeto do Quadrilátero, “para avançarmos além dos estudos e de outros trabalhos que temos feito”. Miguel Costa Gomes referiu que o Quadrilátero está associado aos quadros comunitários, pelo que deve swer seguida com atenção a programação do novo quadro comunitário que se inicia em 2014.
Participaram neste workhop os vereadores Alexandre Maciel (da Câmara de Barcelos) e Sofia Fernandes (da Câmara de Vila Nova de Famalicão) e técnicos dos quatro municípios.
O workshop foi organizado pela Câmara Municipal de Barcelos enquanto município coordenador dos trabalhos, tendo como objetivos recolher contributos de todos os envolvidos para a definição de estratégias com vista à criação de um sistema integrado nas áreas da mobilidade e da acessibilidade.
Lançado em finais de 2010 pelo Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização no âmbito das quatro cidades que o integram – Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão – o Estudo entra agora na fase de definição de estratégias.
O Estudo aponta para o recurso excessivo ao automóvel e utilização reduzida dos transportes públicos, rodoviários e ferroviários, que representa cerca de dez por cento das deslocações da população residente nos quatro concelhos.
Como aspetos positivos, o Estudo menciona uma reduzida deslocação para o exterior dos quatro concelhos e um aumento das deslocações pendulares entre a população estudantil