A declaração foi feita durante a sessão de boas vindas aos participantes no Fórum de Investigação em Neurociências do Minho, que decorre entre 29 de novembro e 1 de dezembro no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos e que conta com o apoio da autarquia.
Domingos Pereira referiu que o Município tem desenvolvido protocolos com várias instituições de ensino, pelo que a atribuição de bolsas de investigação vem reforçar a ligação às instituições de ensino superior da região
Segundo Domingos Pereira, “neste momento de grande incerteza, entendemos que é fundamental fazer um investimento no conhecimento, apoiando as entidades que o promovem”, como a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, uma instituição importante no contexto da região.
Os Municípios, referiu ainda o Vice Presidente, “têm de encarar o mundo dentro de um novo paradigma”, que “não se restringe às obras de betão, mas a outras áreas como a da saúde”. Por ser uma estrutura política mais próxima das pessoas e das instituições, as câmaras municipais “apoiam nas falhas que possam existir por parte da Administração Central”.
Nuno Sousa, responsável pelo Fórum, adiantou que a Universidade do Minho vai receber a visita de estudantes do ensino secundário de Barcelos e organizar iniciativas ligadas à investigação e à ciência, também em Barcelos.
O Fórum de Investigação em Neurociências do Minho é um espaço de discussão científica e reúne investigadores desta área, com particular incidência para a atividade desenvolvida no Minho, uma vez que as instituições desta região têm diso muito profícuas nesta área do conhecimento. A sua realização em Barcelos insere-se na estratégia de descentralização dos fóruns de discussão das capitais de distrito.