A promoção do reforço alimentar visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar e começou a ser desenvolvida pelo Município de Barcelos no ano letivo 2012-2013, através do estabelecimento de protocolos com instituições sociais e juntas de freguesia que executam o programa de fornecimento de pequenos almoços.
Na atual conjuntura económica e financeira, um crescente número de agregados familiares vive com enormes dificuldades, não conseguindo assegurar uma alimentação adequada aos seus filhos/educandos, designadamente o pequeno almoço, uma refeição importante para o equilíbrio das crianças, que se repercute no seu rendimento escolar.
No âmbito das suas funções sócio-educativas, o Município reforça, assim, o apoio social às famílias mais carenciadas, promove o combate à exclusão e abandono escolar e assegura condições de igualdade de oportunidades às crianças e jovens do concelho.
Os primeiros protocolos para o ano letivo 2013-2014 foram aprovados na reunião ordinária do executivo municipal, realizada no dia 25 de outubro, com as freguesias de Barqueiros e Cristelo, e destinam-se a fornecer pequenos almoços a cerca de 40 crianças e jovens que frequentam o 1.º ciclo do ensino.
Os pequenos almoços são servidos nas escolas, entre as 8h00 e as 8h30, e são assegurados pelas autarquias. O Município assume os encargos financeiros desta medida de apoio social.
No ano letivo 2012-2013, esta medida abrangeu 82 alunos de quatro agrupamentos escolares do concelho (Vale do Tamel, Gonçalo Nunes, Fragoso e Barcelos) e incluiu protocolos entre a Câmara Municipal e as seguintes instituições: Centro Social Arcozelo
Junta de Freguesia de Arcozelo, Junta de Freguesia de Cristelo, Junta de Freguesia de Barqueiros, Agrupamento de Escolas de Fragoso, Junta de Freguesia de Vila Frescaínha S. Pedro, Junta de Freguesia de Tamel S. Pedro Fins.