A inauguração deste parque é o culminar de um intenso trabalho da Junta de Freguesia que se propôs ocupar um espaço que, há já alguns anos, denotava abandono, por falta de projetos viáveis.
O primeiro passo consistiu na cedência gratuita do espaço, que é propriedade do Município de Barcelos, à Freguesia, pelo período de um ano, com renovação automática por iguais períodos.
Com a aprovação, em dezembro de 2012, do protocolo que estabelece as condições de cedência, a Junta lançou a obra, procurando que o novo equipamento estivesse disponível para toda a população da freguesia. Assim, durante o tempo de aulas, o espaço está reservado apenas aos alunos daquela escola e à unidade de autismo que ali funciona. Para isso, o parque possui o equipamento adequado às brincadeiras das crianças.
Aos fins de semana, feriados e férias, o espaço é aberto à comunidade. Os mais velhos podem usar o equipamento de manutenção física que ali foi instalado, e o ringue para atividades desportivas, como o futebol de cinco.
Segundo o Presidente da Junta de Freguesia, Gabriel Gonçalves, o parque era “há muito ansiado pela população da freguesia”, e possui a caraterística de poder juntar, num só espaço, várias gerações em convívio. Gabriel Gonçalves agradeceu o apoio financeiro da Câmara Municipal, no valor de 36 mil euros, sublinhando que o restante valor foi suportado pela Junta de Freguesia, graças “às verbas do protocolo dos 200%”.
Falando após o descerramento da placa de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, destacou o facto deste equipamento estar ao serviço da educação das crianças da freguesia e a polivalência do parque.
Trata-se de um bom exemplo de investimento público, porque se dirige “às verdadeiras necessidades da população”. Por isso, disse ainda Miguel Costa Gomes, a Câmara Municipal transfere para as Freguesias competências e meios financeiros adequados a uma gestão mais autónoma e eficaz por parte das Juntas, já que são estas que estão em contacto mais imediato com as populações.