Estes indicadores surgiram desde a abertura da Mostra, no dia 2 de setembro, com um afluência de público superior às edições anterires e em todos os dias do certame.
Por outro lado, o prolongamento da Mostra por mais sete dias está a ser uma aposta ganha, com mais pessoas a aderir, sobretudo, mais emigrantes que aproveitam a sua estadia em Portugal para conhecer a Mostra e poder usufruir da animação popular no Parque da Cidade.
Para o sucesso desta Mostra contribuiu a quantidade e a qualidade dos artesãos presentes (dos 110 participantes, 75 são de Barcelos), mas também os stands promocionais de produtos gastronómicos e vinícolas.
O mesmo se passa na Praça da Alimentação, com as tasquinhas a registar muito público, que é animado diariamente com música popular no pequeno palco montando entre os comes e bebes.
Também os espetáculos que se realizam no palco principal atraem milhares de pessoas, graças à diversidade de estilos musicais animam as noites da Mostra, com destaque para as atuações dos grupos folclóricos barcelenses que recriaram as tradições agrícolas do concelho – como foi a desfolhada minhota.
Para além da música e do folclores português, regista-se a participação muito aplaudida de grupos folclóricos internacionais, sejam os participantes no Festival do Rio ou o mais recente espetáculo musical brasileiro “Bamba Social”.
O programa encerra no domingo à noite, dia 18, com a Gala do Artesanato, a partir das 21h30. Nesta sessão serão entregues os prémios Inovação, Revelação e Carreira e, ainda sete distinções nas categorias de bordados, olaria, figurado, madeira e derivados, ferro e derivados, miniaturas e tecelagem.
Hoje, sexta feira, dia 16, às 22h00, atua a Banda Atlantis; amanhã, sábado, o destaque via para a Banda de Gaiteiros de Cardielos.
A Mostra tem o seguinte horário: das 18h00 às 24h00, de segunda a sexta feira; e das 16h00 às 24h00, aos sábados e domingos.
A entrada é livre.