Miguel Costa Gomes visitou todos os stands e conversou com os responsáveis das associações participantes nesta Mostra, destacando o apoio do executivo municipal ao movimento associativo do concelho a Festa da Juventude e Mostra de Associativismo Juvenil de Barcelos.
A Mostra de Associativismo pode ser vista todos os dias entre as 18h00 e as 24h00 e inclui um vasto conjunto de atividades, como artes plásticas e graffiti, animação de rua, formação, convívio, desporto, música, dança, entre outros.
Ao mesmo tempo decorre a Festa da Juventude, com cinco espetáculos musicais. O primeiro aconteceu já no dia 16, à noite, com o Festival de Dança, um espetáculo que contou com a participação de várias escolas de dança e de instituições de ensino.
As noites dos dias 17 e 18 serão dedicadas ao Festival de Bandas de Barcelos, uma iniciativa integrada no Projeto Artístico que conta com as seguintes bandas: MAI, 19’91, Okkur, Sliver Stones, Álbum, Mathock, Solar Corona. No dia 18 participam apenas as bandas selecionadas pelo júri no dia anterior. Ainda nestes dias atuam o grupo “Vozes do Cávado” (dia 17) e a Banda do Galo (dia 18).
No dia 19, às 21h00, realiza-se mais um espetáculo de dança, com a Escola Flash Dance. Antes, pelas 21h00, atuam os grupos folclóricos de Taiwan e Brasil que participam no Festival do Rio, em Barcelinhos, na Gala que se realiza a 27 de julho.
No sábado, dia 20, às 18h00, decorre um festival de fanfarras e, às 21h30, um novo espetáculo musical com Liliana Macedo e Jorge Lomba.
O programa da Festa da Juventude encerra no domingo, dia 21, com a atuação, às 19h00, dos grupos folclóricos da Sérvia, México e Letónia, também participantes no Festival do Rio. Às 21h30 realiza-se o Encontro de Coros.