O Grande Laboratório 5 contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que se fez representar nas sessões que se realizaram ao longo do dia 22 de junho, pela adjunta para a área social da Presidência da República.
Na cerimónia de abertura, a vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, saudou a Escola Secundária de Barcelos pelo seu empenho na concretização, ano após ano, do Grande Laboratório, afirmando que este é um forte exemplo do que de melhor se faz na escola pública. A defesa da escola pública, disse ainda a vereadora, passa pelo envolvimento da comunidade escolar e de toda a sociedade nos projetos educativos das escolas.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos, Jorge Saleiro, elogiou o trabalho persistente e dedicado dos professores e alunos do projeto da Rede de Pequenos cientistas e agradeceu o empenho da madrinha do projeto, a investigadora barcelense Renata Gomes, por ter trazido Oliver Smithis à comunidade escolar.
Este ano, a Fundação Caixa Agrícola e o Rotary Clube de Barcelos apoiaram a iniciativa atribuindo um cheque de cinco mil euros, destinado ao projeto.
O programa do Grande Laboratório 5 inclui a apresentação das experiências por parte dos alunos e respetiva avaliação pelo júri, bem como palestras sobre alguns projetos de investigação em curso, desenvolvidos na Universidade do Minho, e a palestra de Oliver Smithis, intitulada “Como se faz um Nobel”.
Oliver Smithis, com 88 anos, é professor na Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos da América). Perante uma plateia cheia de jovens, incentivou-os a continuar as experiências e a aprofundar os conhecimentos. Tal como as crianças, disse o Prémio Nobel, “deixem-se guiar pela curiosidade”.
A sessão incluiu ainda a participação musical do Conservatório de Música de Barcelos e da atuação do grupo de percussão do Conservatório de Música Gulbenkian, de Braga.
No final foram revelados os vencedores das experiências nas áreas das ciências naturais e ciências físico-químicas (para as equipas do ensino básico) e da Biologia/Geologia e Físico-Química (para as equipas do ensino secundário).