Os participantes na reunião foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que deu as boas vindas e reafirmou a disponibilidade do Município para acolher encontros desta natureza e outras iniciativas propostas pelas forças de segurança. O Coronel Pedro Manuel Tinoco Ferreira, Comandante Territorial de Braga, agradeceu em nome da organização o “excelente acolhimento” da Câmara Municipal.
A reunião contou com a presença do Comandante da Guardia Civil de Pontevedra, Coronel Chefe Manuel Davó Soler, do Comandante da Guardia Civil de Ourense, Tenente-Coronel Chefe Manuel Colldefors, do Comandante do Comando de Viana do Castelo e do de Vila Real, do Comandante do Destacamento de Ação Fiscal do Porto e do Comandante do Destacamento de Trânsito de Braga.
No final, o Comandante Territorial de Braga explicou aos jornalistas o alcance do encontro, referindo o caráter global dos assuntos debatidos, relacionados com a criminalidade transfronteiriça. Tratou-se de “uma reunião de coordenação” entre as duas forças de segurança com vista à melhoria da segurança e, também, uma reunião para contactos pessoais. O Coronel Pedro Tinoco Ferreira reconheceu que “as dificuldades (na troca de informações entre a GNR e a Guardia Civil) não são muitas”, porque há proximidade entre as forças, em resultado destas reuniões e das ações conjuntas.