O estabelecimento deste protocolo surge na sequência da aquisição de Estatuto de Fundador de Serralves por parte da Câmara Municipal, que tem como objetivo “proporcionar às populações uma oportunidade de ampliar os seus hábitos culturais e um contacto mais próximo com as manifestações artísticas e os criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância”.
Na mesma reunião do executivo, foram também aprovados dois protocolos com vista à realização do 4.º Rali de Barcelos/2012, no dia 18 de fevereiro. Um com o Clube Automóvel do Minho, a quem cabe toda a organização da prova; outro, com a Empresa Municipal de Desportos de Barcelos, a quem cabe apoiar e prestar toda a logística ao evento.
A Câmara aprovou também seis protocolos com quatro estabelecimentos de ensino público, com vista à formação prática de alunos em contexto real de trabalho e estágios.
Na reunião do executivo, foi deliberado atribuir um conjunto de subsídios a Juntas de Freguesia e outras instituições, no valor global de cerca de 42 mil euros, destinados a vários domínios da área da Educação – pagamento de rendas de refeitórios, tarefeiras e obras e reparações em estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo.
Às Juntas de Freguesia, foram também atribuídos outros subsídios: 70 mil euros para obras de alargamento de cemitérios, obras na via pública (21 mil euros) e sede (24.146,48 euros).
Ainda no âmbito do apoio às freguesias, registe-se a concessão de apoio técnico do Município à Junta de Macieira de Rates, com vista à elaboração do projeto e realização das obras de beneficiação da Casa do Povo daquela freguesia.
A Câmara aprovou ainda um subsídio no valor de 10 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Barcelos, como colaboração na aquisição de uma ambulância para a corporação.
Aprovou também um subsídio no valor de 7500 euros à Associação Desportiva e Recreativa Juventude S. Martinho, como colaboração na execução das obras nas instalações desportivas