Apelidada como a “Melhor Maratona de Outono” e tida como “a melhor Maratona de Portugal”, a prova organizada pela Associação Amigos da Montanha foi um sucesso e voltou a elevar a fasquia da qualidade nesta sétima da edição. Para além da prova, a BTT 5 Cumes ofereceu aos participantes e a todos os que quiseram acompanhar este grande evento desportivo, um programa de variedades que se prolongou por todo o dia de domingo junto ao Estádio Cidade de Barcelos.
Antes da partida para a prova, que se iniciou às 9h30, o vereador do Pelouro do Desporto, José Carlos Brito, elogiou a organização da Maratona, afirmando que “os Amigos da Montanha merecem os parabéns por esta organização”.
Apesar do número de atletas, a partida processou-se de forma rápida e em cerca de 10 minutos todos os betetistas já tinham passado a linha de partida, com muito público a querer assistir. Aliás, é de registar que ao longo do percurso houve sempre muito público a assistir à passagem dos atletas, que aplaudiu e motivou os atletas.
Com os milhares de atletas a partirem à conquista dos cumes, a área de animação preparada pelos Amigos da Montanha para a zona envolvente do Estádio começou a ganhar forma. Os insufláveis, a parede de escalada, a cama elástica e outros entretenimentos captaram, desde logo, muitos adeptos. Para os acompanhantes dos atletas inscritos na maratona foi preparado um percurso pedestre de cerca de sete quilómetros e que contou com 170 participantes, que puderam apreciar alguns locais de interesse turístico de Barcelos. No estádio, a animação continuou com uma aula de ginástica para todos, pelo Ginásium Stadium, uma demonstração de Trial Bike pela equipa dos Amigos da Montanha e com as actuações de Bruno Gomes e de Jorge Lomba. Num fantástico dia de sol milhares de pessoas passaram pelo Estádio garantido a animação do local durante todos os momentos do programa.
Chegada à meta
Na chegada à meta os atletas também encontraram muito público a recebê-los e a engrandecer o evento que este dia proporcionou. Os atletas foram unânimes nos parabéns aos Amigos da Montanha pela organização, pelos trilhos, pela marcação dos percursos, pela excelência das paisagens e pelo ambiente que circundava a área da meta, no Estádio. Muitos participaram pela primeira vez, outros já viveram a maratona em diversas edições, mas todos os que manifestaram a sua opinião ao speaker da prova garantiram querer voltar no próximo ano.
Uma das mensagens mais importantes do dia foi deixada pelos atletas federados. Não se limitaram a elogiar a prova, mas a afirmar que com esta organização os Amigos da Montanha deveriam trazer o Campeonato Nacional até Barcelos.
Estes testemunhos naturalmente que motivam esta associação sem fins lucrativos, que organiza actividades contando com a colaboração de centenas de voluntários, a continuar o seu trabalho em prol da prática desportiva em ambiente de natureza e da partilha de valores de associativismo, amizade e espírito de grupo.
A Maratona BTT reuniu 230 pessoas que deram vida a este evento, desempenhando de forma voluntária e empenhada funções essenciais para a concretização da prova, desde a limpeza e marcação dos trilhos, ao controlo de tempos, às zonas de assistência, passando pela montagem de todas as estruturas na zona do padock, pelo apoio na meta e preparação do almoço.
Depois de conhecidos os vencedores, realizou-se, igualmente com grande entusiasmo, a cerimónia protocolar de entrega de prémios que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, do Vereador do Pelouro do Desporto, José Carlos Brito, do representante da Federação Portuguesa de Ciclismo e representante do Colégio de Comissários, Teixeira Alves, do representante do patrocinador KTM – BikeSeven Barcelos, José Pereira, do Director da Prova, David Ferreira e do Presidente dos Amigos da Montanha, Américo Alves.
Destacando “a excelente organização da Maratona e o trabalho meritório da Associação Amigos da Montanha”, o Presidente da Câmara diz que esta iniciativa “promove a cidade e o concelho” e reafirma a disponibilidade do Município para apoiar “os eventos que projectem Barcelos de uma forma tão positiva, como é o caso desta Maratona”.
Os vencedores
Maratona 5 Cumes – Taça Portugal XCM 5º prova
Dividida por três provas, a Maratona 5 Cumes percorreu três percursos, atravessando os cumes de alguns dos montes mais altos do concelho de Barcelos:
– Percurso de 74km e com um acumulado de 2 420 mt, para atletas federados e não federados;
– Percurso de 50 km e com um acumulado de 1 632 mt para atletas não federados, masculinos e femininos;
– Maratona feminina no total de 64 Km e com um acumulado 2 050 mt para aletas federadas e não federadas.
Os atletas passaram pelos Cumes de S. Gonçalo, S. Cristóvão, Tamel S. Fins, Igreja Nova e do Monte do Facho.
Na sua sétima edição, a Maratona BTT 5 Cumes diferenciou-se pela introdução na Taça de Portugal XCM organizada pela União Velocipédica Portuguesa/Federação Portuguesa de Ciclismo. Assumindo um carácter competitivo para atletas federados, a maratona manteve o seu posicionamento como uma actividade lúdica para os restantes atletas, conseguindo alcançar um novo recorde de participantes, à semelhança do que tem vido a acontecer anualmente.
Na vertente de lazer, Rui Pereira foi o grande vencedor dos 5 Cumes Masculinos e Filomena Paulo alcançou o primeiro lugar no pódio da Maratona Feminina. Na opção meia maratona, os 3 Cumes, Hélder Braga e Marisa Santos alcançaram as primeiras posições para as provas masculina e feminina, respectivamente.
Já na vertente de competição Ana Isabel Lourenço Antunes da JP Bike Clube BTT Cartaxo conquistou o primeiro lugar na classificação feminina absoluta e Rúben José Neves Almeida da SAERTEX Portugal / Bicicletas Lavarinhas venceu a prova masculina.
Na classificação por Equipas a SAERTEX Portugal / Bicicletas Lavarinhas ocupou o primeiro lugar no pódio, seguida da BTT Loulé / EAFIT / BPI e da Galitos / Ciclismo 1904 – Slowdown.