Projectos e Actividades

 

Férias Escolares – Programa de Actividades de Ocupação de Tempos Livres;

 

Ocupação dos Tempos Livres - Férias Casa da Juventude

 


Cartão Barcelos Jovem

Cartão Barcelos JovemO projecto Cartão Barcelos Jovem constitui um documento colocado à disposição de todos os jovens do concelho, e tem como principal objectivo facilitar o acesso a descontos em vários equipamentos e serviços e estruturar um veículo privilegiado de informação e divulgação de projectos municipais.

É um projecto permanente do qual já fazem parte cerca de 12 950 (doze mil novecentos e cinquenta) jovens de Barcelos, traduzindo-se numa iniciativa de grande alcance, pela proximidade que permite estabelecer entre a Casa da Juventude e os jovens do concelho, através da base de dados em contínuo desenvolvimento.

Na sequência da inscrição no projecto os jovens recebem o Cartão Barcelos Jovem e o Roteiro de Descontos.

 

 

Projecto Agarra-te à Vida

GES Janeiro 2012Este projecto contempla diferentes acções nas áreas de educação para a saúde, educação sexual e prevenção das toxicodependências, assumindo temas de importante valor educativo e social no concelho de Barcelos. Tem como principal objectivo participar na formação e dinamização da comunidade, envolvendo diferentes instituições do concelho, de modo a que cada vez mais se realize um trabalho conjunto, em prol do desenvolvimento das comunidades.

O projecto contempla as seguintes actividades:

  • Sessões Educativas, nas áreas de Educação para a Saúde, Educação Sexual e Prevenção das Toxicodependências, ao longo de todo o ano.
  • Jornadas de Educação para a Saúde – mês de Abril
  • Programa no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra as Drogas- mês de Junho
  • Programa do Dia Mundial do Não Fumador – mês de Novembro
  • Programa no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA – meses de Novembro / Dezembro

 

Sessões educativas – programa permanente

As sessões educativas constituem uma das áreas de actuação do Projecto Agarra-te à Vida, projecto de educação para a saúde, educação sexual e prevenção das toxicodependências; sendo também uma actividade que tem vindo a acompanhar a dinâmica da área da juventude.

As sessões realizam-se com base em temas de importante valor social e educativo para os jovens e população em geral. Dirigem-se a Escolas, Juntas de Freguesia, Associações, IPSS, Grupos de Escuteiros, Grupos de Jovens e outros grupos ou entidades interessadas. O projecto contempla as seguintes áreas: Sida; Prevenção das Toxicodependências - Álcool, Tabaco e Drogas não Legais; Educação Sexual - Adolescência, Descoberta do Corpo, Sexualidade e Afectividade; Métodos Contraceptivos, Comportamentos de Risco; Infecções Sexualmente Transmissíveis; entre outras abordagens.

As sessões podem ser desenvolvidas na Casa da Juventude ou na instituição participante.

 

Jornadas de Educação para a Saúde – mês de Abril

Com esta iniciativa procura-se constituir uma acção de carácter anual, capaz de integrar diferentes temáticas nos domínios da educação e da saúde, com a participação de diferentes oradores, ao nível local, regional e nacional.

A realização deste evento conta com a colaboração do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III Barcelos/ Esposende e com a participação de diversas instituições, que desenvolvem actividade nos domínios da educação e da saúde, sendo de referir associações; escolas do concelho; IPSS e demais instituições de índole educativa e sócio-cultural.

A iniciativa tem como principais objectivos:

  • Dar continuidade ao desenvolvimento de projectos, por parte da Câmara Municipal de Barcelos, em prol do desenvolvimento das comunidades, nomeadamente nos domínios da saúde, educação e cultura;
  • Desenvolver um programa dinâmico, integrando diversas acções, através da participação activa de entidades e instituições, de âmbito concelhio, regional e nacional;
  • Realizar uma actividade nos domínios da educação para a saúde, capaz de interessar jovens e associações juvenis, assim como profissionais de saúde e de educação.

 

 

Programa no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra as Drogas – mês de Junho

A sensibilização e prevenção das toxicodependências é cada vez mais um domínio de intervenção e uma das principais preocupações sociais.

Uma das áreas de actuação do projecto Agarra-te à Vida é a prevenção das toxicodependências e neste âmbito, além das sessões temáticas, a Casa da Juventude tem vindo a realizar um programa destinado a assinalar o Dia Mundial de Luta Contra as Drogas, contemplando várias acções de sensibilização e informação à população em geral, entre as quais: sensibilização à população sobre a prevenção do consumo de drogas: tabaco, álcool e drogas não legais;- apresentação e distribuição de informação; exposição sobre o tema; teste de alcoolemia; teste de avaliação do monóxido de carbono; atelier de graffiti; campanha de sensibilização para prevenção do consumo de drogas, com a participação da PSP, da GNR e do Centro de Saúde, nas entradas da cidade.

 

 

Programa no âmbito do Dia Mundial do Não Fumador – mês de Novembro

No dia 17 de Novembro é assinalado o Dia Mundial do Não Fumador. A Casa da Juventude promove um programa de informação e sensibilização à comunidade, que se destina a assinalar esta data. O Programa realiza-se no âmbito do projecto Agarra-te à Vida, é dirigido às escolas, aos jovens e às suas famílias, às associações, grupos de jovens, juntas de freguesia, centros sociais e culturais, IPSS. Integra a realização de sessões educativas, exposição, dinâmicas de grupo e diversos ateliês de expressão plástica, acções organizadas de acordo com a idade dos participantes.

 

Programa no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA – meses de Novembro / Dezembro

O Dia Mundial de Luta Contra a SIDA é assinalado anualmente e insere-se no projecto Agarra-te à Vida. O programa contempla várias acções de sensibilização e informação à população em geral, sendo de referir: cordão humano; acções de informação e sensibilização aos participantes por uma equipa de técnicos da área de saúde e de educação; Entrega de documentos e materiais alusivos ao tema da SIDA e outros problemas afins; exposição, painéis disponíveis para a exposição de cartazes e outros trabalhos alusivos ao tema, realizados pelas instituições participantes; Atelier de expressão plástica e mensagens sobre o tema da SIDA; Atelier de Pinturas Faciais; Atelier de Graffiti; Animação Musical.

 

 

 

Projecto Moda Barcelos – mês de Julho

O projecto Moda Barcelos é um projecto com forte identidade, um projecto que se demarca pelas componentes: empreendedora, estética, criativa e pedagógica. A área da moda assume características muito peculiares no concelho de Barcelos. Trata-se de uma região marcadamente têxtil, onde se regista grande actividade no domínio empresarial e na área do design têxtil.

A iniciativa concretiza-se através do trabalho conjunto de jovens manequins, criadores, estilistas, empresas têxteis e lojistas, onde se procura em simultâneo projectar o concelho de Barcelos, que se destaca pela sua tradição têxtil, sendo hoje produtor de elevada qualidade e design.

No âmbito do projecto acontecem as seguintes acções:

  • Formação de jovens manequins, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.
  • Criação e apresentação de colecções, dirigida a empresas têxteis e criadores de moda.
  • Apresentação de coordenados de lojistas do concelho de Barcelos, com actividade na área da moda.
  • Concurso T-shirt Moda Barcelos.
  • Exposição na área da moda e do design.
  • Realização de Seminário | Workshop nas áreas da indústria e do design têxtil, no âmbito do qual são abordadas temáticas essenciais e do interesse dos principais destinatários do projecto, através da participação de consagrados profissionais do sector , promovendo a partilha de experiências, a formação e o desenvolvimento técnico.
  • Dois espectáculos Moda Barcelos, evento de apresentação das colecções da indústria têxtil e dos designers e evento de apresentação das colecções dos lojistas. Estes eventos assumem-se como o resultado de um trabalho de criação e de formação, através dos quais é possível promover diferentes valores: jovens manequins, jovens criadores, designers, empresas têxteis, lojas participantes e respectivas colecções, proporcionando dois eventos de moda e cultura a toda a população.

 

Mostra de Associativismo Juvenil e Festa da Juventude – mês de Julho

Com a realização desta iniciativa procura-se concretizar um evento com diferentes propostas de actividade, capaz de mobilizar as associações juvenis, os jovens e as suas famílias para uma iniciativa, onde aconteçam momentos de formação, convívio, desporto, música, dança, aventura, entre outros.

Esta iniciativa demarca-se pelo incentivo à participação activa das Associações Juvenis, quer através da participação na Mostra de Associativismo Juvenil quer na realização de actividades de animação sócio-cultural.

No âmbito da Festa da Juventude realizam-se as seguintes acções: mostra de associativismo juvenil; festival de dança; festival de fanfarras; espectáculo musical; atelier de graffiti; artes plásticas ao ar livre; animação de rua; ateliers diversos; artesanato escutista e construções; jogos tradicionais; jogos educativos e recreativos; educação para a saúde; projecto agarra-te à vida - educação para a saúde, educação sexual e prevenção das toxicodependências; hóquei de rua; street basquet; skate parque; insufláveis.

Tendo por objectivo uma maior mobilização dos jovens para a iniciativa, a Festa da Juventude realiza-se no mês de Julho, no seguimento do término do ano lectivo, no centro da cidade, envolvendo os espaços da Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Campo da Feira.

 

Milhões de Festa – mês de Julho

Este evento realizou-se pela primeira vez, em Barcelos, no Verão de 2010. Este festival de música assumiu uma forte projecção, à escala nacional e internacional, mobilizando a população jovem de vários países à cidade de Barcelos. É um evento que, pelo sucesso que registou, a Casa da Juventude e o Munípcio de Barcelos pretendem dar continuidade, dinamizando e projectando Barcelos, os seus jovens e toda a sua identidade a nível nacional e internacional.

 

Projecto Barcelos para a Música – meses de Junho e Julho

Este projecto visa estimular o aparecimento de novos intérpretes do escalão infantil e juvenil, bem como valorizar a qualidade interpretativa de cada participante. Contempla a realização de ateliers de formação adequados a cada evento. Com esta formação concede-se a possibilidade a todos os participantes, de trabalharem e aperfeiçoarem as músicas a interpretar nos espectáculos finais.

No âmbito do projecto Barcelos para a Música realizam-se as seguintes actividades:

Festival de Grupos Musicais de Barcelos; Festival Escolar da Canção Infantil; Festival Escolar da Canção Juvenil e Encontro de Jovens Fadistas.

BARCELOSPARAAMSICA2.jpgDSC_5490.JPG

 

Projecto Arte Jovem de Barcelos – Março

Trata-se de uma iniciativa, no âmbito da actividade artística, através da qual se procura dar oportunidade de expressão, desenvolver o sentido crítico e o gosto pelas artes.

Através deste projecto é possível identificar e promover jovens, com gosto e experiências a este nível, levando ao público várias expressões estéticas.

O projecto envolve várias modalidades artísticas: Pintura, Desenho, Técnica Mista, Escultura, Fotografia, Moda, Instalação, Cinema.

No âmbito da Mostra de Arte realizam-se dinâmicas de formação, através de workshops, visitas guiadas e sessões de arte ao vivo, no sentido de permitir a aquisição e melhoria de métodos e técnicas, em vários domínios artísticos.

A Mostra de Arte Jovem de Barcelos tem sido essencialmente dedicada às áreas de: Pintura, Desenho, Técnica Mista, Fotografia, Escultura, Instalação e Cinema.