Espaços e áreas de actuação

Rés-do-Chão

• Recepção e Loja Ponto Já

• Espaço de Convívio

• Espaço de Estudo

• Espaço de Exposições

• Auditório

1.º PISO

• Espaço Internet

2.º PISO

• Gabinetes e Sala de Reuniões

3.º PISO

• GES – Gabinete de Educação para a Saúde

• Sala de Formação

Os espaços da Casa da Juventude estão organizados da seguinte forma:

Rés-do-Chão

• Recepção e Loja Ponto Já

A Loja Ponto Já resulta de uma parceria com a Secretaria de Estado da Juventude e tem como objectivo a divulgação dos programas promovidos pelo Instituto Português da Juventude.

A área de Recepção e Loja Ponto Já dispõe de um espaço de estudo; espaço de convívio; computadores com acesso à Internet, biblioteca; playstation; televisão e DVD.

• Espaço de Exposições

A Sala de Exposições tem como objectivos impulsionar e valorizar a área artística dos jovens de Barcelos e contribuir para a divulgação e promoção de diversas formas de arte junto da comunidade local. Assume-se também como um espaço de apoio à divulgação dos trabalhos elaborados no âmbito dos projectos realizados pela Casa da Juventude.

• Auditório

É um espaço polivalente, onde acontecem diferentes dinâmicas de âmbito educativo, social e cultural, propiciando momentos de convívio e de lazer. Permite e realização de sessões de informação e formação, conferências, seminários, workshops e espectáculos. Está equipado com material de projecção e de som e tem capacidade para 60 lugares.

1.º PISO

• Espaço Internet

O Espaço Internet tem como objectivo a socialização dos jovens e do cidadão em geral com as novas tecnologias, procurando contribuir para a formação no domínio das tecnologias de informação.

O Espaço Internet da Casa da Juventude possui 19 computadores, com acesso gratuito à Internet, software diverso, processadores de texto e impressão de dados.

O Espaço Internet dispõe de um monitor para apoio técnico aos utilizadores.

2.º PISO

• Gabinetes e Sala de reuniões

É neste espaço que se planificam e desenvolvem os projectos e actividades da Casa da Juventude.

São também espaços de atendimento personalizado e de reflexão e discussão de projectos com os jovens e com associações juvenis e outras instituições de índole educativo, social e cultural.

3.º PISO

GES – Gabinete de Educação para a Saúde

O GES surge no seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito projecto Agarra-te à Vida, projecto nas áreas de Educação para a Saúde, Educação Sexual e Prevenção das Toxicodependências. Tem como objectivos a intervenção e a promoção da educação para a saúde, dando resposta às diversas dúvidas e preocupações dos jovens, nomeadamente nas áreas de: Planeamento Familiar; Ginecologia; Psicologia; Educação Alimentar.

O GES destina-se aos jovens, em particular com idade superior a 12 anos. Conta com a colaboração de uma nutricionista da Câmara Municipal de Barcelos, de um psicólogo, da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos e, nas áreas de medicina e enfermagem, conta com a colaboração do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III Barcelos / Esposende.

É um serviço gratuito e não necessita de marcação prévia de consulta para as áreas de medicina, enfermagem e nutrição; a área de psicologia pode ser com ou sem marcação.

• Sala de Formação

Este espaço está organizado para o funcionamento de acções de formação nos vários domínios, desde a área de informática à área das expressões artísticas.

CASA DA JUVENTUDE - MUNICÍPIO DE BARCELOS

Rua da Madalena, nº 37 4750-315 Barcelos