Moda Barcelos

Moda BarcelosO projecto Moda Barcelos é um projecto com forte identidade, um projecto que se demarca pelas componentes: empreendedora, estética, criativa e pedagógica. A área da moda assume características muito peculiares no concelho de Barcelos. Trata-se de uma região marcadamente têxtil, onde se regista grande actividade no domínio empresarial e na área do design têxtil.

A iniciativa concretiza-se através do trabalho conjunto de jovens manequins, criadores, estilistas, empresas têxteis e lojistas, onde se procura em simultâneo projectar o concelho de Barcelos, que se destaca pela sua tradição têxtil, sendo hoje produtor de elevada qualidade e design.

No âmbito do projecto acontecem as seguintes acções:

- Formação de jovens manequins, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.

- Criação e apresentação de colecções, dirigida a empresas têxteis e criadores de moda.

- Apresentação de coordenados de lojistas do concelho de Barcelos, com actividade na área da moda.

- Concurso T-shirt Moda Barcelos.

- Exposição na área da moda e do design.

- Realização de Seminário | Workshop nas áreas da indústria e do design têxtil, no âmbito do qual são abordadas temáticas essenciais e do interesse dos principais destinatários do projecto, através da participação de consagrados profissionais do sector , promovendo a partilha de experiências, a formação e o desenvolvimento técnico.

- Dois espectáculos Moda Barcelos, evento de apresentação das colecções da indústria têxtil e dos designers e evento de apresentação das colecções dos lojistas. Estes eventos assumem-se como o resultado de um trabalho de criação e de formação, através dos quais é possível promover diferentes valores: jovens manequins, jovens criadores, designers, empresas têxteis, lojas participantes e respectivas colecções, proporcionando dois eventos de moda e cultura a toda a população.