Museu de Olaria

Museu da Olaria

O Museu de Olaria ocupa o edifício da antiga “Casa dos Mendanhas Benevides Cyrne”, situado em pleno centro histórico de Barcelos, tendo sido adquirido pela Câmara Municipal em 1982. Foi criado em 1963 e abriu ao público em 1995. Credenciado, integra a Rede Portuguesa de Museus (Instituto dos Museus e da Conservação) desde o ano 2000.

O seu acervo, que conta actualmente com cerca de 9000 peças, é constituído essencialmente por colecções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada (de Norte a Sul) e estrangeira (países como Angola, Argélia, Brasil, Timor, Chile, Espanha e Cabo Verde). Tem como missão a aquisição, a investigação e a divulgação desse importante património olárico, bem como, a sua preservação.

A Gestão de Colecções e o Serviço Educativo e de Animação são as valências mais relevantes do Museu. O Serviço de Gestão de Colecções assegura a correcta salvaguarda do acervo, sendo responsável pela gestão, inventariação e estudo das peças museológicas. Ao Serviço Educativo e de Animação compete a programação, organização e acompanhamento das diferentes actividades organizadas pelo museu, no sentido de trabalhar e interagir com os vários públicos, assim como, estreitar a sua ligação com a comunidade local.

 

Contacto e Informação:

 

Rua Cónego Joaquim Gaiolas | Barcelos

Telefone: 253824741 | Fax: 253809661

E-mail: museuolaria@cm-barcelos.pt