Actividades Gastronómicas

A riqueza e variedade da gastronomia barcelense, oferece condições para a elaboração de um programa de actividades variado ao longo do ano, sustentado na riqueza e qualidade das iguarias que são servida em Barcelos e na excelência das unidades de restauração que tem na qualidade um desígnio. Um programa gastronómico capaz de aliciar para uma visita o mais distraído dos amantes da boa gastronomia a deslocar-se a Barcelos !

 

Semana Gastronómica do Galo “Sabores com Tradição” (Março)

Esta é uma actividade de promoção e divulgação da cozinha Barcelense, que pretende homenagear as iguarias mais características do concelho. Esta semana é ainda composta por dois fins-de-semana temáticos, o fim-de-semana do “Galo na Gastronomia Barcelense” e o fim-de-semana das “Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos”, como forma de promoção desta iguaria que se diferencia das restantes que são elaboradas em toda a região e que transportam uma saber -fazer muito particular. Diz o povo que as papas de Barcelos se comem de colher !!

Exposição “Doce Folar da Páscoa” (Páscoa)

Esta exposição tem como principal objectivo dar a conhecer, aos visitantes, o que de melhor as pastelarias e confeitarias fazem nesta época festiva, exponenciando toda a tradição do folar da  Páscoa e dos doces de romarias tão característico desta região.

Fim-de-Semana do Bacalhau (Junho)

De forma a promover uma das iguarias mais características da gastronomia nacional, foi criado o fim-de-semana do Bacalhau com o objectivo de divulgar e promover o Bacalhau à moda de Barcelos.

Concurso do “Galo Assado” (Outubro)

 

Da excelência de uma gastronomia de saberes e sabores de tradição emergiu o Galo assado à moda de Barcelos, que rememora o Galo da mítica lenda medieval que salvou o peregrino que rumava a Santiago. Da tradição para a mesa, foi um passo e os restaurantes servem esta iguaria com o mesmo cerimonial de antanho, em que Galo assado era servido nas épocas nobres do ano e da vida familiar com acompanhamento dos produtos da terra, mas com a essência de produto de nobreza. Mais que uma iguaria de excelência o Galo Assado é um produto de identidade.

 

Este concurso pretende que o Galo assado seja servido à mesa de diversas formas e sabores mas, com um objectivo em comum, a recriação do galo da lenda.

Fim-de-semana do “Arroz Pica no Chão ” (Novembro)

Considerado um dos pratos mais populares da gastronomia Barcelense, este fim-de-semana foi criado a pensar na divulgação do seu sabor tradicional e ancestral. É mais uma forma de ligar a imagem do Galo à gastronomia tradicional recuperando um dos pratos mais emblemáticos da tradição popular da região minhota.