Saboreie

SaboreieAs iguarias típicas  do Minho assumem em Barcelos características ainda mais regionais e tradicionais, marcadas pelos sabores intensos que são uma homenagem à arte de bem cozinhar. Com uma gastronomia de base tradicional e ancestral mas com recortes de modernidade, o concelho assume-se como a Sala de Jantar desta terra que é o Minho! Venha Sentar-se à Mesa com Barcelos porque para nós a gastronomia e os vinhos são acima de tudo parte da nossa identidade!

 

A gastronomia é uma das expressões culturais que mais diferencia uma região, pois encerra os “saberes”, os “costumes”, as “tradições” e os “segredos” que fazem parte do património intangível de uma comunidade. É neste espírito que os restaurantes de Barcelos têm para oferecer a todos os apreciadores da gastronomia regional e tradicional, um variadíssimo cardápio marcado por sabores fortes e apurados. Entre os mais tradicionais destacamos os rojões, o bacalhau, o frango, o pato e as papas de sarrabulho confeccionados das mais diversas formas, capazes de agradar os paladares mais exigentes.

 

O Galo Assado, um dos principais pratos tradicionais de Barcelos, assume um papel de relevo após a realização do Concurso “O Galo Assado” (terceiro fim-de-semana de Outubro) e do Fim-de-semana “O Galo na Gastronomia Barcelense”, enquadrado na Semana Gastronómica do Galo "Sabores com Tradição" (Março). Este com forte ligação à famosa Lenda do Galo de Barcelos e ao maior ícone identitário de Barcelos – o Galo, é confeccionado com os mais diversos ingredientes, pelo que o seu sabor difere de restaurante para restaurante, motivando assim os seus apreciadores a visitarem as inúmeras unidades de restauração do concelho.

 

Para além da excelente gastronomia, o concelho de Barcelos é também extremamente rico em doçaria tradicional, com características muito próprias e de elevada qualidade, destacando-se os famosos doces de romaria, as laranjinhas doces, as queijadinhas, os sonhos, entre muitos outros.